O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso na Operação Muro de Favores por suspeita de associação ao TCP e apoio logístico para a
SÃO JOÃO DE MERITI - O vereador Ernane Aleixo (PL), um dos mais votados de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi preso na manhã desta terça-feira (25) sob suspeita de associação ao tráfico de drogas. O vereador é acusado de fornecer apoio logístico ao Terceiro Comando Puro (TCP) para a instalação de barricadas em comunidades.
A prisão ocorreu durante a Operação Muro de Favores, que está vinculada à estratégia estadual Barricada Zero, recentemente anunciada pelo Governo do Estado.
🔗 Ligação com Barricadas e Favores
De acordo com a Polícia Civil, áudios e mensagens interceptadas indicam que o vereador forneceu material e apoio logístico para erguer barricadas — obstáculos feitos com ferro, concreto e vigas para dificultar o acesso policial e a chegada de serviços públicos — na comunidade de Vilar dos Teles.
Além do apoio direto ao tráfico na criação dessas barreiras, Aleixo também é acusado de negociar vagas de nomeação em troca de apoio eleitoral, misturando atividades criminosas com o uso indevido do cargo público.
🚔 Alvos e Resultados da Operação
A Operação Muro de Favores, conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, mirou criminosos que atuam nas comunidades de Trio de Ouro (São João de Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo).
A Justiça autorizou oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão. Até as 8h desta manhã, cinco pessoas haviam sido presas, incluindo o vereador e o irmão de um traficante.
O núcleo criminoso alvo da operação é comandado por um homem apontado como braço-direito do líder do TCP na região. A Polícia Civil afirma que o grupo é responsável por tráfico de drogas, homicídios, extorsão de comerciantes e lavagem de dinheiro, utilizando armamento de uso restrito.
A Câmara de Vereadores de São João de Meriti ainda não se manifestou sobre a prisão.
