Polícia Civil estoura "baderna" – torneio clandestino de canto de pássaros – em Belford Roxo, prendendo 32 pessoas por posse ilegal de aves silvestres
A Polícia Civil estourou um torneio clandestino de canto de pássaros – conhecido como “baderna” – em um imóvel na Rua Fernando da Costa, bairro Lote XV, em Belford Roxo, nesta quinta-feira (09/10). A operação, realizada após intenso trabalho de inteligência e vigilância, resultou na prisão de dezenas de pessoas e no resgate de aves silvestres.
A ação visa combater a caça e o tráfico de aves silvestres, prática estimulada por estes torneios.
Durante a diligência, 40 pessoas foram capturadas no local. Destas, 32 foram presas em flagrante delito por receptação de aves silvestres em desacordo com as normas do IBAMA, crime enquadrado no Artigo 180 do Código Penal em associação com o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98).
Aves e Maus-Tratos
Entre as aves nativas da fauna brasileira apreendidas estavam trinca-ferros, tizius e coleiros. Muitas estavam sem anilhas ou com anilhas com indícios de adulteração, o que evidencia que os pássaros foram caçados em florestas nativas para comercialização e exploração econômica em torneios ilegais.
A Polícia Civil também constatou maus-tratos aos animais, já que grande parte das aves estava confinada em gaiolas de pequenas dimensões.
No local, foram apreendidos troféus e medalhas usados para premiar os pássaros com o melhor desempenho no torneio. As aves apreendidas passaram por cuidados veterinários e por perícia para apurar o crime de adulteração das anilhas (Artigo 296 do Código Penal).
O procedimento foi desmembrado para investigar o crime de associação criminosa, uma vez que há indícios de que eventos idênticos ocorriam no local com frequência.
