BELFORD ROXO – A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, por meio da Coordenadoria de Vetores e Zoonoses, promoveu um grande mutir...
BELFORD ROXO – A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, por meio da Coordenadoria de Vetores e Zoonoses, promoveu um grande mutirão de atendimento na Praça do Wona. A iniciativa reuniu serviços gratuitos voltados para o bem-estar animal e a proteção da população, facilitando o acesso de moradores que encontram dificuldades para comparecer às unidades fixas de saúde durante os dias úteis.
O evento de descentralização em saúde contou com ampla adesão comunitária, totalizando a aplicação de 623 vacinas antirrábicas em animais domésticos e mais de 200 doses de imunizantes contra Influenza (gripe) e Covid-19 em seres humanos. Equipes técnicas também atuaram na conscientização e combate a focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A ação foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Sidney Canella.
Balanço dos Atendimentos e Imunização
O balanço consolidado pelas equipes da Coordenadoria de Vetores e Zoonoses detalhou o alcance da mobilização na praça:
Proteção Animal: 623 pets imunizados contra a raiva, sendo 433 cães e 190 gatos;
Saúde Humana: Mais de 200 doses aplicadas para a atualização do esquema vacinal contra a gripe sazonal e a Covid-19;
Combate a Vetores: Distribuição de material informativo e orientações práticas de eliminação de criadouros de mosquitos.
Impacto na Comunidade Local
Moradores de bairros vizinhos, como o Parque dos Ferreiras, compareceram ao espaço público para colocar a caderneta de vacinação em dia. Foi o caso de Daniele Rocha, de 41 anos, que utilizou o sábado para vacinar o filho de 11 anos. “Eu acho essas ações uma boa oportunidade, porque a gente que trabalha durante a semana não tem tempo de ir ao postinho”, relatou a trabalhadora.
Antigos residentes também destacaram a infraestrutura da área de lazer que acolheu o mutirão. O aposentado Isaques de Almeida, de 75 anos, relembrou o processo de urbanização do bairro Wona. “O lugar onde nós estamos hoje era uma vala, agora é a Praça do Wona”, comentou o morador.
Segundo a Secretaria de Saúde, novas ações integradas em praças públicas serão agendadas de forma itinerante para cobrir diferentes bairros de Belford Roxo ao longo dos próximos meses.
