BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu, nesta sexta-feira (5), na Estação Cidadania, um ...
BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu, nesta sexta-feira (5), na Estação Cidadania, um evento em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro). A celebração marcou um momento importante para a cidade, com a posse dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEFBR), órgão que foi reativado.
A programação foi diversificada, incluindo:
Palestras e exposições de produções artísticas.
Atividades focadas no enfrentamento do capacitismo (discriminação contra PCDs).
Apresentações culturais e confraternização.
🤝 Engajamento e Políticas Públicas
O secretário municipal de Assistência Social, Diogo Bastos, destacou a relevância da data para aumentar a percepção social e incentivar a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade.
“Temos que incentivar a participação plena e ativa na sociedade, fomentando políticas públicas e iniciativas que garantam igualdade de oportunidades e acesso a todos,” afirmou o secretário.
O evento, que contou com a presença dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer e Combate à Fome, além de artistas com deficiência, buscou promover a valorização, o entendimento e a consciência de que a luta pela inclusão é coletiva.
🎤 Força, Fé e Música
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do músico Davi Santos, cego total, que se apresentou ao lado de outros músicos com deficiências.
“Quando perdi a visão, achei que minha terra tinha acabado. Mas, eu busquei força, na minha fé, e vi que ali estava recomeçando a minha vida... hoje sou músico profissional, percussionista e dou aula de musicoterapia,” disse Davi Santos, que agradeceu o apoio do prefeito Márcio Canella, da vice Mariana Malta e dos secretários municipais.
🏛️ Retorno do Conselho Municipal (COMDEFBR)
A advogada e pedagoga Andrea Félix, presidente do COMDEFBR, celebrou o retorno do Conselho, que havia sido descontinuado em governos anteriores.
O COMDEF é um órgão público consultivo, deliberativo e fiscalizador, essencial para o monitoramento de políticas de inclusão. "Com o retorno do conselho, conseguimos ter todo o suporte e o apoio da Semasc, garantindo a participação da sociedade civil na formulação de ações que promovam a autonomia e os direitos das pessoas com deficiência, atuando em parceria com o Poder Público para efetivar a legislação, como, e Lei Brasileira de Inclusão,” explicou Andrea Félix.
A escritora Marcia Ribeiro Joviano, ao lado de seus coautores, também marcou presença, apresentando o livro "Mães Atípicas e Depois do Diagnóstico? Histórias de Vidas".
.png)

