Um marco histórico para a saúde do Rio de Janeiro. Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (11/02), em Nova Iguaçu, o Instituto Estadual ...
Um marco histórico para a saúde do Rio de Janeiro. Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (11/02), em Nova Iguaçu, o Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada). A unidade, integrada ao Rio Imagem Baixada, contou com um investimento de R$ 87,3 milhões e promete acabar com a necessidade de pacientes da região se deslocarem até a capital para tratar o câncer.
O complexo possui 12 mil metros quadrados de área construída e 100 leitos dedicados exclusivamente ao cuidado oncológico. A estrutura foi projetada para realizar até 5 mil consultas ambulatoriais, 340 internações e 300 cirurgias por mês.

Os atendimentos começam oficialmente no dia 19 de fevereiro, logo após o Carnaval. Inicialmente, a unidade focará em casos de câncer de mama, próstata, pele, tireoide, urologia e coloproctologia.
O governador Cláudio Castro ressaltou o caráter humanizado da obra: "O Onco Baixada oferece tudo num mesmo lugar: exames, consultas e procedimentos. É uma resposta à dor de quem precisava percorrer longas distâncias".
Presente no evento, o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, agradeceu ao governador e ao deputado federal Luizinho pelo empenho na obra. "Essa é uma notícia espetacular. É o primeiro hospital público para tratar pacientes com câncer em nossa região. Uma grande concentração de forças para trazer dias melhores ao nosso povo", destacou Canella.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, secretários de estado e até do intérprete Neguinho da Beija-Flor. Com a nova unidade, a rede estadual descentraliza o atendimento e fortalece o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura para milhares de cidadãos da Baixada.
.png)