RIO DE JANEIRO — Com a implementação da renovação automática da CNH via aplicativo CNH do Brasil (conforme a Medida Provisória nº ...
RIO DE JANEIRO — Com a implementação da renovação automática da CNH via aplicativo CNH do Brasil (conforme a Medida Provisória nº 1.327/2025), muitos condutores já estão com o documento atualizado digitalmente. No entanto, o Detran RJ alerta: como o sistema já considera o documento renovado, não é possível solicitar o serviço de "Renovação" para obter o papel. Nestes casos, o usuário deve requerer a segunda via da CNH.
O mesmo procedimento se aplica aos motoristas que estão substituindo a Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva, desde que a atualização tenha ocorrido automaticamente no app.
Como solicitar a versão impressa:
Pagamento do Duda: É necessário emitir e pagar o boleto do Duda de segunda via de CNH (Código 214-3). O boleto pode ser obtido no site do Bradesco.
Agendamento ou Posto Digital: Após o pagamento, o condutor pode agendar o atendimento presencial pelo site do Detran RJ ou pelos telefones (21) 3460-4040 / 4041 / 4042.
Facilidade: Quem preferir pode utilizar o Posto Digital no site do Detran, que dispensa a necessidade de ir até uma unidade física.
Quem tem direito à Renovação Automática?
Para que o sistema da Senatran atualize sua CNH sozinho, é preciso cumprir requisitos como:
Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC);
Ter menos de 70 anos de idade;
Não ter cometido infrações nos últimos 12 meses;
A validade da última CNH deve ser posterior a 12/10/2025 e o documento não pode estar vencido há mais de 30 dias;
Não possuir bloqueios na carteira ou deficiências que exijam exames com prazos reduzidos.
Importante: Se a sua CNH não atualizar automaticamente no aplicativo, você deve seguir o processo tradicional: pagar o Duda de renovação (código 204-6), realizar o exame médico e agendar o atendimento.
