A Semed e a Semasc de Belford Roxo realizam a 1ª Mostra Educa Social, expondo boas práticas e fortalecendo a parceria intersetorial com o apoio da ges
BELFORD ROXO - As secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo uniram forças para promover um evento inédito no município: a 1ª Mostra Educa Social - Boas Práticas da Educação e Assistência Social. O primeiro dia da mostra ocorreu nesta quinta-feira (13), com grande participação popular e de profissionais. O evento terá seu encerramento nesta sexta-feira (14), das 8h às 17h, na sede da Semed, no Centro.
A iniciativa, que contou com o apoio e produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social, foi estruturada em 80 estandes. Participaram 40 escolas e creches municipais por dia, além dos equipamentos da Semasc, como CRAS, CREAS, Centro Pop e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Integração e Resultados Visíveis
O objetivo principal da Mostra é demonstrar a importância da intersetorialidade, ou seja, a atuação conjunta entre Educação e Assistência Social, para o desenvolvimento e a garantia de direitos de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A secretária de Educação, Sheila Boechat, destacou o ineditismo da parceria: “É um dia inédito que está acontecendo em Belford Roxo, fazendo essa mostra de boas práticas. É o combustível para o nosso trabalho na Educação Infantil, que é a base do futuro das nossas crianças”.
Já o secretário de Assistência Social, Diogo Bastos, afirmou que o evento é a prova de que a intersetorialidade é possível. "Muita gente fala em intersetorialidade, mas ninguém sabe como fazer, e está aqui a prova, está aqui o resultado, com esse evento maravilhoso. Estamos entregando resultados, seguindo as determinações do prefeito Márcio Canella," declarou.
Exposições e Apresentações Culturais
O primeiro dia foi marcado por exposições de trabalhos de estudantes, professores e técnicos, além de 13 emocionantes apresentações culturais e musicais.
Um dos momentos de maior destaque foi a apresentação dos alunos Mariela, Elizeu e Isis, da Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, que demonstraram de forma interativa a importância da não desperdício de água e dos cuidados com o planeta.
O evento proporcionou grande interatividade entre as secretarias, como ressaltou a gestora Taty Santos, da Escola Municipal Geovanna Vitória de Barros Firmino: “Um evento maravilhoso com uma grande interatividade entre as escolas e a assistência social. A Secretaria de Educação vive um novo tempo.”
Diversas autoridades municipais e vereadores prestigiaram a abertura, comprovando o apoio político à iniciativa.



