O projeto “Biodiversidade nas Escolas”, do Instituto Rebio, levou aulas interativas e animais como corujas e serpentes à E.M. José Hamilton Lomar, em
A Escola Municipal José Hamilton Lomar, no bairro Parque Suécia, em Belford Roxo, recebeu nesta semana o projeto de educação ambiental “Biodiversidade nas Escolas”. A iniciativa, realizada pela ONG Instituto Rocha de Estudo da Biodiversidade (Rebio), contemplou estudantes desde o Ensino Infantil (Pré-escola 4 e 5 anos) até o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Sheila Boechat.
Aprendizado de Forma Lúdica
A secretária Sheila Boechat destacou a importância da parceria para o desenvolvimento dos alunos. “Esse é um momento de parceria, aprendizado e encantamento para nossas crianças, que puderam conhecer mais de perto o mundo animal e vivenciar experiências educativas de forma lúdica e divertida com o Instituto Rebio. Agradeço ao prefeito Márcio Canella e a todos os apoiadores por incentivar atividades que tornam a educação cada vez mais viva em Belford Roxo”, disse a secretária.
Atividades Interativas e Sensibilização
O projeto envolveu atividades interativas para sensibilizar os alunos sobre a natureza, a biodiversidade e o meio ambiente. A programação incluiu palestras e demonstrações com animais, como coruja, serpentes, coelhos, barata de Madagascar e ramistês, além de um mostruário sobre a vida selvagem. Para os estudantes da Educação Infantil, foram realizadas animações, contação de histórias e muita música.
O aluno Cauã Silva, de 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, demonstrou entusiasmo: “Muito legal essa exposição com animais. Achei bom e interessante chegar perto da coruja. Sempre tive curiosidade sobre animais”.
Amanda Moreno, gestora de escolas públicas e ações sociais do Instituto Rebio, destacou a missão da ONG. “É um sonho nosso levar essa projeto para o máximo de escolas públicas possíveis. A cada duas escolas particulares que atendemos, na sequência atendemos uma unidade pública”, explicou Amanda, agradecendo a parceria da Secretaria de Educação.

