Belford Roxo realizou webinar de Ciência e Tecnologia e a vice-prefeita Mariana Malta anunciou o "Sistema de Botão do Pânico", aplicativo que integrar
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Belford Roxo realizou, na manhã desta quarta-feira (22/10), uma webinar (seminário online) para celebrar o Dia Internacional da Ciência e Tecnologia. O evento, que marcou o início de uma "grande jornada de respeito à tecnologia" nas políticas públicas do município, reuniu gestores e profissionais para debater como a inovação transforma o presente e moldará o futuro.
O encontro contou com a participação da vice-prefeita Mariana Malta, do secretário Alan Braga, do subsecretário Jhonatan Oliveira (que conduziu a mediação), além de diversos secretários, educadores e pesquisadores.
Marco Histórico e Otimização de Recursos
O secretário Alan Braga enfatizou o pioneirismo do evento. "Na história de Belford Roxo é o primeiro evento de Ciência e Tecnologia comemorando essa data. Isso é um marco muito grande. Hoje, o nosso grande desafio enquanto gestores públicos, é pensar a tecnologia como um meio de otimizar recursos e políticas públicas", disse Alan Braga.
A vice-prefeita Mariana Malta elogiou o trabalho da Secretaria, destacando a implementação de ferramentas digitais cruciais que ajudaram a resolver o "caos" encontrado na Prefeitura no início da gestão do Prefeito Márcio Canella, devido à ausência de transição do governo anterior. "A tecnologia serve para mover políticas públicas e otimizar recursos públicos. Graças a Deus nesses 10 meses temos visto que a Secretaria tem conseguido fazer isso," declarou a vice-prefeita.
Novidade: Aplicativo "Botão do Pânico"
Mariana Malta aproveitou a ocasião para anunciar o próximo grande projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, focado na Segurança Pública: o lançamento do aplicativo "Sistema de Botão do Pânico".
"Estamos criando um aplicativo que integra todas as secretarias da Prefeitura e rapidamente através de um botão vermelho acionará a Guarda Municipal e a Polícia Militar para atender as ocorrências," explicou a vice-prefeita. Ela detalhou que haverá também um botão amarelo para relatar intercorrências nas secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública. "É a tecnologia ajudando as forças de segurança e a população para garantir mais recursos e proteção em toda a cidade," finalizou.
Legado e Ineditismo na Baixada
O procurador-geral do município, Rafael Alves Oliveira, também participou e destacou a importância do evento, que "ultrapassa as fronteiras da nossa cidade" e representa um ineditismo em toda a Baixada Fluminense. Ele ainda anunciou que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) lançará um anuário com custo zero de recursos públicos, compilando o conteúdo dos seminários jurídicos em formato de artigo.
Ao final do encontro, o coordenador de Tecnologia e Informação (TI), Vitor Costa, apresentou o portfólio de ações em andamento e futuras, com foco em celeridade e proteção de dados, como o Sistema de Guichê e Senhas, Prontuário Eletrônico e o Sistema de Botão do Pânico.


