A PEACA em Belford Roxo realizou palestras de Outubro Rosa, focando no diagnóstico precoce de câncer de mama e colo de útero. A ginecologista Daniele
A Policlínica de Especialidades e Atenção à Criança e ao Adolescente (Peaca), localizada no bairro Santa Amélia, em Belford Roxo, promoveu nesta quinta-feira (23/10) uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa. O evento focou na conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A unidade, que atende em média 400 pessoas (até 18 anos e 11 meses) por mês, teve como principais palestrantes a médica ginecologista Daniele Coutinho e a enfermeira Fabiana Gomes. Foram abordados temas como fatores de risco, sintomas e cuidados essenciais para a saúde feminina.
Diagnóstico Precoce Aumenta as Chances de Cura
A enfermeira Fabiana Gomes enfatizou a importância do autoexame e da rapidez na busca por atendimento médico. “O principal objetivo da palestra foi compartilhar conhecimentos. A mulher não pode ter vergonha ou medo de se apalpar para detectar algum tipo de caroço na mama. Quanto mais rápido for descoberto o câncer, as chances de cura são maiores”, afirmou.
Fabiana também alertou que os cânceres de mama e de colo de útero não apresentam sintomas imediatos e frisou que o câncer de mama, embora em porcentagem mínima (cerca de 1%), também atinge homens.
Prevenção e Imunização
A médica ginecologista Daniele Coutinho explicou que o câncer é provocado por uma série de fatores, incluindo a genética, e reforçou que atividades físicas ajudam a diminuir o risco da doença.
A Dra. Daniele fez um alerta especial sobre o câncer de colo de útero: “Quero esclarecer também que o câncer de colo de útero está ligado à vida sexual. Porém, a vacina contra o HPV diminui o risco não só do câncer do colo de útero como também os de boca e de garganta”, avaliou a médica, destacando a importância da imunização.
Depoimento Emocionante
Um dos momentos mais tocantes do evento foi o depoimento de Vera Lúcia Costa Fernandes. Curada do câncer de mama há 25 anos, a moradora, que completa 78 anos nesta sexta-feira (24/10), emocionou as participantes. “Quando detectei um caroço, procurei logo auxílio médico. Graças a Deus estou curada”, disse Vera Lúcia, que é mãe da diretora da Peaca, Lucilene Costa Fernandes.
A Peaca possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em ginecologia, psicologia, pediatria, assistência social e enfermagem, atuando em três consultórios, uma sala de enfermagem e outras dependências.

