Idosa e enfermeira foram vacinadas em cerimônia simbólica com aglomeração no cartão postal carioca. Profissional pioneira no programa de imu...
Idosa e enfermeira foram vacinadas em cerimônia simbólica com aglomeração no cartão postal carioca. Profissional pioneira no programa de imunização aplicou doses.
A idosa Teresinha da Conceição, de 80 anos, e a técnica de enfermeira Dulcineia da Silva, de 59 anos, receberam as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro.
Em uma cerimônia simbólica marcada por aglomeração no Cristo Redentor, as duas – que pertencem a grupos prioritários no plano de imunização – tomaram a primeira de duas doses por volta das 18h20 desta segunda-feira (18).
Teresinha foi acolhida pelos serviços da Prefeitura em 2015, já que estava em situação de vulnerabilidade depois que sua casa, em más condições e perto de uma ribanceira, foi demolida pela Defesa Civil.
Já Dulcineia é técnica de enfermagem no Ronaldo Gazola, unidade especializada em tratamento da Covid-19 no Rio. Trabalha há 8 meses na linha de frente do combate à pandemia no Rio.
Elas receberam as primeiras doses de Adélia Maria dos Santos, de 71 anos, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde desde 1979 e é uma das fundadoras do Programa de Imunização da cidade, trabalhando nas primeiras campanhas de vacinação contra o sarampo e poliomielite. Diabética e hipertensa, trabalhou em regime de home office durante a pandemia.
Atraso
Com quatro horas de atraso, chegaram pouco antes das 17h, no Aeroporto Santos Dumont, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro.
Uma aeronave comercial trouxe parte do primeiro lote, e o governo confirmou que a imunização começa ainda nesta segunda-feira (18).
De lá, foram levadas de helicóptero para o Palácio Guanabara, de onde algumas doses serão transportadas para o Cristo Redentor
Via G1