BELFORD ROXO - O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, enfim reconheceu a migração de facções criminosas p...
BELFORD ROXO - O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, enfim reconheceu a migração de facções criminosas para a Baixada Fluminense. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, no ‘‘O Globo’’ do último dia 20, o secretário já está, inclusive, pedindo ajuda ao governo federal para combater a violência que assola a nossa região.
O fato era óbvio desde a implantação das UPPs na cidade do Rio, mas por razões políticas não era confirmado pelas autoridades estaduais para não dificultar a eleição do sucessor do governador Sérgio Cabral (PMDB), Luiz Fernando Pezão (PMDB). Agora, com a situação fora de controle, não dá mais para esconder. O bicho tá pegando. Policiais estão sendo assassinados e a população está refém dos bandidos.
Cidades como Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu são as que mais sofrem devido à proximidade com a capital. A colocação de barreiras em algumas rotas utilizadas pelos bandidos, anunciada na semana passada pelo prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans (PMDB), já encontrou forte resistência, segundo ele, articulada pelos traficantes.
O fato é que segurança pública é dever do estado, que nesta região não tem conseguido cumprir satisfatoriamente com a sua obrigação. Calazans já declarou que, se preciso for, implodirá as pontes que permitem o acesso de malfeitores à sua cidade. A população de Nilópolis se colocou majoritariamente a favor do prefeito. Se os governos estadual e federal não atuarem, o quadro que se avizinha é de guerra civil. Que Deus nos proteja.
Por Marcus Monteiro
Jornal Extra - Mais Baixada