RIO DE JANEIRO - O cenário da disputa eleitoral fluminense registrou os seus primeiros movimentos oficiais com a divulgação de um novo levan...
RIO DE JANEIRO - O cenário da disputa eleitoral fluminense registrou os seus primeiros movimentos oficiais com a divulgação de um novo levantamento de intenção de votos.
A pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Prefab apontou o ex-prefeito do município de Belford Roxo, Márcio Canella, na liderança das intenções para o Senado Federal.
O formato de consulta espontânea, onde o eleitor cita o seu candidato favorito sem consultar uma lista prévia, é utilizado por analistas como termômetro de lembrança de marca.
De acordo com os dados numéricos consolidados pela amostragem do instituto, Márcio Canella aparece na primeira colocação do cenário simulado com 1,9% da preferência popular.
A segunda posição do levantamento apresenta uma situação de empate técnico entre a deputada Benedita da Silva e o senador Romário, que pontuaram 1,3% cada um.
Mais abaixo na listagem estatística, o ex-prefeito Marcelo Crivella registrou 0,4%, enquanto o parlamentar Carlos Jordy apareceu com 0,2% das menções dos entrevistados.
O atual governador Cláudio Castro, que já anunciou formalmente a sua desistência da corrida pelo cargo no legislativo federal, foi lembrado por 0,1% das pessoas.
Especialistas políticos avaliam que o desempenho do ex-prefeito de Belford Roxo nas pesquisas tem sido impulsionado diretamente por suas manifestações públicas na segurança.
Márcio Canella tem adotado uma linha de discurso incisiva focada na necessidade de combate ao tráfico de entorpecentes e ao avanço das milícias urbanas no estado.
Nos bastidores partidários, grupos de apoiadores comemoram os índices iniciais e associam o crescimento à circulação contínua do político pelas bases da Baixada Fluminense.
.png)