Belford Roxo comemorou o Dia Nacional da Saúde Bucal com escovódromo, teatro e distribuição de kits no CIEP Constantino Reis. O secretário Eduardo Fei
Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, por meio da Superintendência de Odontologia, realizou nesta sexta-feira (24/10) uma série de atividades no CIEP Constantino Reis, em São Bernardo. O evento contou com a participação dos alunos da unidade, que aprenderam técnicas de escovação dentária, assistiram a uma apresentação teatral com a “doutora sorriso” e “Dentola” e receberam kits de higiene.
O Dia Nacional da Saúde Bucal foi instituído para conscientizar sobre a importância da higiene bucal para a saúde do organismo como um todo.
Rede de Atendimento e Especialidades
O superintendente de Odontologia, Daniel Eugênio, destacou a estrutura de atendimento do município. Belford Roxo conta com 27 Unidades de Saúde da Família (USF) e cinco policlínicas que oferecem atendimento de saúde bucal.
Além disso, o município possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), um na Prata e outro no Barro Vermelho, que realizam atendimentos por encaminhamento nas seguintes áreas:
Periodontia (tratamento de gengiva);
Endodontia (tratamento de canal);
Pacientes especiais;
Estomatologia (tratamento de doenças bucais, incluindo câncer bucal);
Bucomaxilo (correção de deformações).
A diretora do CEO da Prata, Rose Freitas, informou que a unidade realizou 1.290 atendimentos entre 15 de setembro e 15 de outubro.
Nova Especialidade e Cuidado Contínuo
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, acentuou o bom trabalho na área e anunciou uma novidade importante: “Em breve, teremos na Policlínica Tamoios a especialidade ortodontia, porque muitos pacientes precisam de aparelhos para corrigir a formação dos dentes”, finalizou.
Os alunos interagiram ativamente no escovódromo, utilizando réplicas de bocas para aprender a maneira correta de escovar os dentes. A aluna Lorena Vitória, de 7 anos, resumiu o aprendizado: “Uma das coisas que ensinaram foi que não se pode comer doce todos os dias. Ainda bem que não como sempre”, disse a menina.
.png)

