A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou, neste sábado (2), o centro cirúrgico do Hospital Geral de Emergência, no bairro Piam. A unidade pass...
A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou, neste sábado (2), o centro cirúrgico do Hospital Geral de Emergência, no bairro Piam. A unidade passa a oferecer cirurgias eletivas e de laqueadura, atendendo a uma demanda significativa do município — somente na fila de espera por laqueaduras, há mais de 200 mulheres.
O novo centro contará com dois cirurgiões, um anestesista e um circulante da equipe de enfermagem. Aos finais de semana, serão realizadas cirurgias de laqueadura. Já às quartas, quintas e sextas, o hospital atenderá casos de média complexidade como hérnias, retirada de vesícula e histerectomias.
Durante a inauguração, o prefeito Márcio Canella ressaltou que a saúde do município estava em situação crítica quando assumiu a gestão. “Essa estrutura é um avanço importante. Belford Roxo agora conta com três tomógrafos, sendo o terceiro entregue hoje nesta unidade. Estamos ampliando o acesso a exames e cirurgias sem que o morador precise se deslocar para outros municípios”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, destacou que a inauguração do centro cirúrgico e a entrega do novo tomógrafo devem reduzir custos e acelerar o atendimento. A vice-prefeita Mariana Malta também celebrou o avanço. “Temos mulheres há anos esperando a cirurgia de laqueadura. Essa entrega representa dignidade e cuidado com a população”, disse.
O agendamento das cirurgias é feito pelo Complexo Regulador municipal. Antes da operação, os pacientes passam por exames pré-operatórios e avaliação de risco cirúrgico com um cardiologista.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a serviços de saúde e oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
.png)
