O posto do Jaé em Botafogo, na Zona Sul do Rio, amanheceu com filas nesta sexta-feira (1º), véspera da obrigatoriedade do cartão para o emba...
O posto do Jaé em Botafogo, na Zona Sul do Rio, amanheceu com filas nesta sexta-feira (1º), véspera da obrigatoriedade do cartão para o embarque nos transportes geridos pela Prefeitura do Rio. Antes mesmo da abertura, às 7h, usuários já aguardavam atendimento no local, que funciona até as 19h.
A partir deste sábado (2), o cartão Jaé será exigido para acesso a ônibus municipais, BRT, VLT e vans. A orientação é priorizar o uso do aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, principalmente para quem ainda não recebeu o cartão físico.
Segundo a Prefeitura, 1,37 milhão de cartões foram entregues. Outros 161 mil aguardam retirada em loja, e 38 mil estão em fase de produção. Em julho, o sistema registrou 22 milhões de viagens — uma média de 1,1 milhão de embarques por dia.
Cartão Jaé também será aceito no Metrô Rio
A partir do dia 2, o cartão Jaé também será aceito no Metrô Rio. No entanto, a concessionária alerta que alguns benefícios tarifários só funcionam com o Riocard. Passageiros que utilizam a tarifa social ou o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) devem continuar usando o Riocard para manter os descontos.
Já para quem utiliza o Bilhete Único Carioca, o uso do Jaé será obrigatório para garantir a integração tarifária entre ônibus municipais e BRT. A integração com vans também será exclusiva para quem estiver com o cartão Jaé.
.png)