Celebração contou com bolo de seis metros, cardápio especial e festa para os frequentadores O Restaurante do Povo de Belford Roxo, na Baixad...
Celebração contou com bolo de seis metros, cardápio especial e festa para os frequentadores
O Restaurante do Povo de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, celebrou nesta segunda-feira (30/07) seu terceiro aniversário com uma grande festa para os frequentadores. Em três anos de funcionamento, o equipamento estadual já serviu quase 3 milhões de refeições, reforçando sua importância na segurança alimentar da população da Baixada Fluminense. O local, gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pela Prefeitura de Belford Roxo, recebeu cerca de duas mil pessoas para celebrar a data.
O restaurante oferece refeições saudáveis e balanceadas a preços simbólicos: até agora, já foram mais de 1 milhão de cafés da manhã a R$ 0,50 e cerca de 2 milhões de almoços a R$ 1,00.
– Garantir comida à mesa de quem está em vulnerabilidade social é um compromisso. O Restaurante do Povo de Belford Roxo é um exemplo concreto de como políticas públicas bem executadas transformam vidas. Em três anos, foram quase 3 milhões de refeições servidas com dignidade, carinho e respeito. Isso é cuidar das pessoas com responsabilidade social – disse o governador Cláudio Castro.
Na comemoração foram servidos 6 mil salgadinhos, 18 bolos, 2.800 docinhos, além de um bolo principal com seis metros de comprimento e 2.400 fatias recheadas com doce de leite e goiabada. O cardápio especial do dia incluiu salada de acelga, cenoura, pepino e beterraba, com opções de prato principal entre escalopinho ao molho madeira ou gurjão de frango. Os acompanhamentos foram arroz, feijão, farofa e batata rústica, com refresco de abacaxi e sobremesa à escolha entre gelatina ou maçã. A decoração com balões completou o clima festivo.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, destacou a relevância do projeto:
– O Restaurante de Belford Roxo é um marco desta gestão e vem funcionando de forma exemplar. Garante segurança alimentar com dignidade, oferecendo refeições nutritivas, saborosas e acessíveis a quem mais precisa. É, sem dúvida, um dos programas mais importantes da nossa secretaria e do governo – disse.
As funcionárias Ana Cristina e Claudia Gerônimo foram as responsáveis pela preparação do imenso bolo, que levou quatro dias para ficar pronto.
– Não somos confeiteiras, mas assumimos o desafio com muito carinho. Enquanto uma recheava, a outra batia o chantilly. Foi feito com amor e dedicação para comemorar esses três anos que também são de muita entrega da nossa parte – contaram.
Preparação especial de todos os funcionários
A preparação da festa começou na quinta-feira anterior e envolveu toda a equipe da unidade. Todos os quitutes, incluindo os 2.800 docinhos e os 6 mil salgadinhos, foram produzidos na própria cozinha do restaurante.
O secretário municipal de Assistência Social, Diogo Bastos, ressaltou a importância da parceria com o Estado:
– São três anos oferecendo alimentação de qualidade à população mais vulnerável, promovendo saúde e qualidade de vida. Essa parceria entre o município e o Governo do Estado tem transformado vidas, permitindo que as pessoas sonhem e construam seus caminhos com dignidade – contou.
Localizado na Avenida Floripes da Rocha, 38, no centro de Belford Roxo, o restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h para o café da manhã, e das 11h às 15h para o almoço.
Aprovação dos clientes
Frequentador assíduo, o aposentado Antônio Augusto, de 74 anos, falou sobre como o restaurante impacta sua vida:
– Venho aqui todo dia, não pago passagem e aqui tenho o café da manhã e depois o almoço. Então eu aproveito essa oportunidade que o governo nos dá. Antes, gastava vinte reais por refeição. Agora, com esse valor, almoço o mês inteiro. A comida é limpa, nutritiva. É um projeto social necessário – disse.