A cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está promovendo um projeto que tem como foco a conscientização de adolescentes sobre a imp...
A cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está promovendo um projeto que tem como foco a conscientização de adolescentes sobre a importância do respeito às diferenças. Chamado de "Respeito nos Une", o programa é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e está sendo realizado em todos os 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
A iniciativa aborda diferentes formas de preconceito e intolerância, com destaque para o racismo e a intolerância religiosa. O objetivo é combater a discriminação através da informação, diálogo e integração, como explica o secretário da pasta, Diogo Bastos:
“O projeto tem o objetivo de evitar a discriminação, oferecendo informações. Falamos de respeito, integração e liberdade de expressão, para que todos possam buscar nossos serviços e garantir seus direitos”.
Atividades nos Cras
O projeto começou há uma semana, no Cras do bairro Shangrilá, e nesta terça-feira (29) foi a vez do Cras do Jardim do Ipê receber a ação. As atividades são voltadas para jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Durante os encontros, são realizadas rodas de conversa e atividades socioeducativas, com foco no respeito à diversidade religiosa, às diferentes identidades étnico-raciais e ao direito à livre expressão. A ação é coordenada pela Secretaria Especial de Cidadania, com apoio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir) e dos técnicos dos Cras.
Prevenção à violência
De acordo com Diogo Bastos, a criação do projeto foi motivada pela necessidade de prevenir violências verbais, físicas e psicológicas que ainda ocorrem em diferentes espaços.
“Os encontros estimulam o diálogo e a reflexão sobre o tema, com ênfase na diversidade de escolhas e comportamentos. Informações corretas formam boas opiniões”, completou o secretário.