A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Mun...
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta terça-feira (15 de julho) ao projeto Guarda-Parque Mirim. A iniciativa, lançada na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus/Babi, é voltada para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 14 anos. O objetivo é formar agentes multiplicadores de boas práticas e conscientização ambiental, com foco na preservação e conservação do meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, ressaltou a importância do projeto, especialmente na escola localizada no Recantus, uma região com um grande passivo ambiental devido ao antigo aterro sanitário. “Os alunos precisam agarrar essas oportunidades que surgem com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com um órgão estadual (Inea) e personalidades importantes do meio ambiental, falando com eles e direcionando no momento em que eles ainda estão buscando o conhecimento profissional”, destacou.
Práticas e atividades ambientais
Gonçalves também elogiou as práticas ambientais já realizadas na escola, como o cultivo de horta, a fabricação de sabão com óleo de cozinha reaproveitado e a compostagem com cascas e folhas de vegetais. Ele enfatizou o interesse e o conhecimento demonstrados pelos alunos, representados pelas estudantes Lays Vitória e Carol dos Santos. Na E.M. José Pinto Teixeira, 30 alunos serão capacitados.
Com duração de duas semanas, as atividades incluem aulas teóricas, oficinas, dinâmicas e atividades práticas. Nesta quinta-feira (17), os alunos participarão de experiências práticas na Área de Proteção Ambiental (APA) Alto Iguaçu.
Neste primeiro dia, os alunos tiveram palestras, oficinas e dinâmicas. Um dos temas abordados foi a coleta seletiva e o descarte correto do lixo, incluindo as cores para a separação dos resíduos sólidos. A atividade contou com a participação de guardas-parques e de Leandro Gomes, representante do Inea da APA Alto Iguaçu.
O projeto será encerrado no dia 25 de julho com uma cerimônia estadual de formatura no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A professora de Ciências da escola, Geise Wyterlin, reforçou a relevância da iniciativa. “Nossa escola realiza grandes práticas voltadas para o Meio Ambiente e os alunos são muito interessados na questão ambiental. Esse projeto é muito importante e enriquecedor para os nossos estudantes”, afirmou.