A Escola Municipal Maria da Conceição Carneiro realizou a Feira Integrada “Minha Cidade, Meu Ambiente - Construtores de um Belford Roxo Ver...
A Escola Municipal Maria da Conceição Carneiro realizou a Feira Integrada “Minha Cidade, Meu Ambiente - Construtores de um Belford Roxo Verde”. Durante o evento, os alunos apresentaram trabalhos de educação ambiental desenvolvidos ao longo do primeiro semestre, demonstrando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a conscientização.
A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, elogiou os trabalhos expostos, ressaltando a dedicação de alunos, professores e de todo o corpo técnico da escola. Ela enfatizou a importância de uma educação que vai além da sala de aula. “Essas atividades incentivam os alunos a pensarem a educação como um todo, fora da caixinha, como falamos no linguajar popular. E o meio ambiente é uma questão que está presente diariamente na vida de todos os seres humanos”, concluiu Sheila Boechat.
Aproveitamento da Água do Ar-Condicionado e Conscientização
A diretora Patrícia Regosino destacou que a Feira Integrada marcou a inauguração da área “Construtores de uma Belford Roxo Verde”. Esse espaço surgiu como uma solução para o aproveitamento de uma área ociosa de escoamento de águas de ar-condicionado. “Durante todo o semestre, a escola, que funciona em período integral, desenvolveu um projeto de Educação Ambiental que nasceu da necessidade de conscientizar os alunos sobre o cuidado com o ambiente em que vivemos, pois as crianças tinham o hábito de jogar lixo nas dependências da escola”, revelou a diretora, orgulhosa por sua escola ter sido a primeira no município a implantar a educação em tempo integral.
Oficinas com Diversos Temas e Interdisciplinaridade
Ao longo do ano, a escola oferece diversas oficinas que integram a temática ambiental em uma perspectiva interdisciplinar. Entre os temas abordados, destacam-se educação antirracista, meio ambiente, geografia, história, educação financeira, inglês e libras. “A iniciativa da Feira Integrada como culminância do Projeto Minha Cidade, Meu Ambiente, foi maravilhosa! Sou uma entusiasta da metodologia de projetos, pois possibilita que os estudantes aprendam de forma significativa e com protagonismo, construindo o conhecimento”, avaliou a professora de Educação Antirracista, Thatiana Barbosa, que também atua como supervisora escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA).