Um cachorro sem raça definida (SRD) de aproximadamente seis meses, que vivia em condições precárias sobre peças de carros roubados em um des...
Um cachorro sem raça definida (SRD) de aproximadamente seis meses, que vivia em condições precárias sobre peças de carros roubados em um desmanche no bairro Santa Teresa, em Belford Roxo, foi resgatado e adotado pelo prefeito Márcio Canella. O cãozinho agora tem até uma placa de identificação com seu nome.
Em uma rápida votação online nas páginas oficiais da prefeitura (@prefeituradebelfordroxo) e do prefeito (@prefeito.marciocanella) no Instagram, o animal foi batizado de Canellinha. Desde quarta-feira (07/05), ele vive em seu novo lar na Avenida Joaquim da Costa Lima, 3.250, no bairro São Bernardo, sede da Prefeitura. Canellinha ganhou um espaço especial ao lado da sede, com casinha de madeira, portão, cerca e telhado. O novo membro da administração municipal já recebeu até uma nomeação simbólica: Mascote da Prefeitura.
Encontro em Desmanche de Carros
O encontro entre o prefeito e o Mascote ocorreu na última terça-feira (06/05), durante uma operação policial contra um desmanche de carros roubados, localizado após uma denúncia anônima feita ao Disque Canella (99022-4444). O prefeito acompanhou a ação junto aos secretários municipais de Segurança Pública, Ordem Urbana e Transporte. A movimentação no local chamou a atenção do cachorrinho, que se aproximou e pulou nas pernas do prefeito. "Você quer ir com a gente. Eu sei", brincou Márcio Canella com o animal. O breve contato foi o suficiente para o prefeito pegar o pet no colo e anunciar a adoção em suas redes sociais, garantindo: "Lindo. Vou adotar você. Será o mascote da prefeitura".
Abandono e Fome
O prefeito encontrou Canellinha em uma situação de total vulnerabilidade, abandonado, com fome e sede. "Parecia que ele me implorava para sair daquele lugar. Fiquei comovido. Ele me conquistou. Peguei no colo e não larguei mais", declarou o prefeito, um apaixonado por animais que já tem três cadelas em casa.
Exames e Vacinas
Antes de se mudar para a prefeitura, Canellinha passou por uma clínica veterinária da cidade, onde realizou exames, recebeu vacinas e foi vermifugado. Em seguida, o Mascote foi levado a um pet shop para banho e outros cuidados. "Ele estava assustado, mas se comportou muito bem ao tratamento", relatou o secretário de Serviços Públicos, Cristiano Pontes, que acompanhou o resgate.
O secretário municipal de Defesa dos Animais, Francisco Jucier, o ZZ da Crajubar, informou que Canellinha será incluído no programa de castração da secretaria. "Por ter sido abandonado, não sabemos a idade exata dele. Mas acredito que em três meses já poderá passar pela cirurgia preventiva que reduz os problemas de saúde do animal", explicou Crajubar.
Mascote também na Assistência Social
A sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada no bairro Piam, também tem sua mascote: a cadelinha Maria. Resgatada das ruas em estado de vulnerabilidade, magra e com dermatite canina, Maria foi acolhida pelos servidores e ex-funcionários da secretaria, que se uniram para cuidar dela, comprando ração, remédios e custeando idas ao veterinário e pet shop. Maria é uma doguinha tranquila, dócil e simpática que vive solta na recepção da secretaria, recebendo muito carinho de todos.