A Secretaria de Transportes de Belford Roxo, em parceria com a Coordenadoria de Educação do Detran-RJ e o 39º Batalhão da Polícia Militar, r...
A Secretaria de Transportes de Belford Roxo, em parceria com a Coordenadoria de Educação do Detran-RJ e o 39º Batalhão da Polícia Militar, realizou nesta sexta-feira (23/05) uma blitz educativa referente ao Maio Amarelo. O movimento internacional de conscientização sobre segurança viária, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, promoveu atividades educativas para prevenção de acidentes de trânsito.
A ação, que aconteceu na Praça Eliaquim Batista, no Centro, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Cerca de 400 motoristas abordados receberam material educativo e dicas de direção segura. Pedestres também participaram da ação, recebendo folders informativos para evitarem acidentes de trânsito e atropelamentos.
O secretário municipal de Transportes, Luiz Leonardo Brito, que participou da ação, destacou a importância de levar mais conhecimento para pedestres e condutores, garantindo um trânsito mais seguro e com responsabilidade para a cidade, devido ao alto índice de acidentes.
O presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância de atuações em conjunto para reforçar de forma efetiva a conscientização de todos e a busca por um trânsito mais seguro, com menos acidentes. "A educação no trânsito é o caminho para reverter os altos índices de acidentes de trânsito. E a parceria entre estado e municípios, por exemplo, é de suma importância para sensibilizar condutores e pedestres", disse Farah.
O autônomo Diogo Gomes, de 47 anos, morador de São João de Meriti, elogiou a iniciativa: “Muito importante esse trabalho. Temos que ter mais cuidado na direção dos carros, mas também é fundamental que os pedestres respeitem os sinais de trânsito e as marcações viárias para evitar os atropelamentos”.
O Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.