A Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), está i...
A Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), está intensificando as ações de limpeza, dragagem e desassoreamento de rios, canais e córregos no município. Nesta segunda-feira (14 de abril), o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, e o engenheiro do INEA responsável pelo programa em Belford Roxo, Ricardo Ferreira, realizaram uma vistoria nas áreas onde os trabalhos estão sendo executados.
A equipe percorreu durante toda a tarde o Canal do Outeiro (Lote XV), o Canal dos Colonizadores (Parque São José), o Canal Nova Aurora (Babi), o Rio Botas (Xavantes) e o Rio da Prata (Prata), além de acompanhar a limpeza manual realizada na Vila Pauline.
O secretário Flávio Gonçalves destacou a importância da parceria com o INEA através do programa Limpa Rio: “Essa parceria da Secretaria de Meio Ambiente e o Inea, através do Limpa Rio, é muito importante. Conseguimos tirar os sedimentos e detritos do leito do rio, limpeza das margens e desassoreamento, para facilitar a drenagem da água dos rios no período de chuvas fortes para minimizar o impacto das enchentes. Esse é o principal objetivo desse trabalho”. Ele também ressaltou que a limpeza das margens contribui para o combate a vetores de doenças como mosquitos, roedores e cupins, prevenindo dengue, leptospirose e outras enfermidades.
A operação utiliza uma escavadeira long reach (braço alongado) e caminhões para a remoção do lixo e sedimentos. Em áreas onde a maquinaria não consegue acessar, equipes realizam a limpeza manual. O engenheiro do INEA, Ricardo Ferreira, afirmou que muitos moradores relataram um impacto positivo da limpeza dos rios durante as recentes chuvas.
O aposentado Leôncio de Carvalho, morador do Lote XV há 52 anos, testemunhou os benefícios da ação no Canal do Outeiro, combinada com o bom funcionamento das bombas do Pôlder do Outeiro: “Com a limpeza e as bombas funcionando, a situação com as chuvas da semana passada, melhorou muito. Aqui em casa, a água já chegou a metade do muro, e dessa vez, não teve nenhum impacto, mesmo com as fortes chuvas. As águas escorreram com mais facilidade”.
O programa Limpa Rio tem demonstrado resultados expressivos na redução do impacto de alagamentos e enchentes em Belford Roxo durante os períodos de chuva intensa. Os corpos hídricos são previamente avaliados para definir as melhores estratégias de limpeza e desassoreamento.
A Prefeitura e o INEA reforçam a importância da colaboração da população na conservação dos trechos limpos, evitando o descarte inadequado de lixo em rios, canais e ruas, contribuindo para um meio ambiente mais saudável em Belford Roxo.