A agente Edilene Andrade interagiu com as crianças durante as atividades - foto divulgação O índice de sinistros de trânsito envolvendo cria...
![]() |
| A agente Edilene Andrade interagiu com as crianças durante as atividades - foto divulgação |
O índice de sinistros de trânsito envolvendo crianças cresce a cada dia, por isso a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da equipe de Educação no Trânsito, deu início à campanha “Sem Educação Não há Direção” nas escolas. Na última segunda-feira (18-04), a equipe esteve na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no Babi, com atividades para incentivar as crianças das turmas a crescerem com mais consciência sobre os cuidados no trânsito e respeito ao próximo.
Sinistro de trânsito é todo evento que resulte em dano ao veículo ou à sua carga e/ou em lesões a pessoas e/ou animais, e que possa trazer dano material ou prejuízos ao trânsito, à via ou ao meio ambiente, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias terrestres ou em áreas.
| As crianças aprenderam noções básicas de trânsito, como por exemplo, o uso do cinto de segurança - Foto divulgação |
As crianças que recebem educação no trânsito, além de se tornarem adultos responsáveis que respeitam as leis de trânsito, são agentes multiplicadores de informação e conhecimento, fazendo com que os adultos de hoje sejam mais cautelosos na direção.
A agente de trânsito Edilene Andrade realiza esse trabalho todos os anos nas escolas. Ela explicou que a palavra trânsito parece ser um assunto distante das crianças, por isso que a conscientização deve existir desde cedo. “E para garantir isso estamos nas escolas com a campanha onde certamente elas serão adultos mais conscientes e passarão as informações aos adultos: como atravessar a rua, olhar para os dois lados, usar o cinto de segurança, não falar ao celular quando estiver dirigindo e tudo de maneira lúdica com jogos, dinâmicas e teatro de fantoche. Assim eles aprendem que respeitar as sinalizações e leis de trânsito é questão de segurança”, acrescentou.
