BELFORD ROXO - A Secretaria Executiva da Juventude de Belford Roxo realizou, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, Centro, mais u...
BELFORD ROXO - A Secretaria Executiva da Juventude de Belford Roxo realizou, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, Centro, mais uma ação de cadastramento da Identidade Jovem (ID Jovem), programa do Governo Federal que beneficia com descontos e gratuidade jovens com idade entre 15 e 29 anos. Belford Roxo é o 5º município com jovens na faixa etária para fazer o documento, perdendo apenas para a Capital, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Durante toda manhã foram cadastrados 40 jovens.
Uma das exigências para obter a Identidade Jovem é ter renda mensal familiar até dois salários mínimos (R$ 1.874). Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. Quem não tiver o CadÚnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa e fazer o cadastro, gerando assim o Número de Inscrição Social (NIS). Depois é só baixar o aplicativo ID Jovem e preencher o cadastro. “Creio que em Belford Roxo 36 mil jovens cumprem os requisitos e podem se cadastrar no Programa ID Jovem. Aos poucos estamos fazendo o cadastramento”, disse o secretário-executivo da Juventude, Jadir Elias Filho.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria-Executiva da Juventude, que fica à Avenida Benjamin Pinto Dias, 1130, salas 301/302 – prédio do Shopping Nova Belford – Centro).
O que é Identidade Jovem
A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual