BELFORD ROXO - O projeto “Cidadania em Ação” da Prefeitura de Belford Roxo contemplou cerca de 400 pessoas no Centro do município, com...
BELFORD ROXO - O projeto “Cidadania em Ação” da Prefeitura de Belford Roxo contemplou cerca de 400 pessoas no Centro do município, com serviços sociais e de saúde gratuitos. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Fundação Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel). A próxima edição acontece na próxima sexta-feira (17), das 9h às 13h, na Paróquia São Judas Tadeu e São Jorge, que fica na Rua Dona Luiza Ribas, nº 23, bairro Parque Roseiral.
Os serviços oferecidos foram vacinação contra a febre amarela, gripe e HPV, vaga legal, vale social, passe interestadual, casamento civil, sub-registro civil, registro tardio (reconhecimento de paternidade e maternidade voluntário), isenção da segunda via da carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, retificação da certidão, CPF e cartão do SUS, cadastro único e bolsa família, além de serviços voltados para a beleza.
Enquanto visitava todas as tendas e cumprimentava funcionários e moradores da região, a secretária de Assistência Social e Cidadania e primeira-dama, Daniela Carneiro, falou sobre as ações já realizadas e a dificuldade da população no acesso a esses serviços. “É importante oferecermos esse tipo de ação à população da cidade, pois há uma grande procura desses serviços e dificuldade no acesso a eles. Estamos resgatando a cidadania através do trabalho no sentido de atender a população. E para as pessoas que trabalham durante a semana, realizamos uma versão maior desse projeto, que acontece uma vez por mês, que é o ‘Novo Tempo em Ação’, sempre aos sábados, onde os moradores podem ter acesso a esses serviços e muito outros”, disse Daniela.
Prático e acessível
Segundo o Coordenador da Funbel, Wanderson Mapa, a procura pelos serviços é sempre grande. “Esse projeto é uma verdadeira Cidadania em Ação, pois atendemos quem realmente precisa, facilitando o acesso a esses serviços sociais e de saúde. A maior procura foram para vacinação, cartão do SUS e Isenção para segunda vida da Identificação civil”, disse Wanderson.
Lívia da Vitória Pilar, 34 anos, moradora do condomínio Líber, aproveitou o dia para levar sua mãe, Nanci Maria da Vitória Pilar, 65, para fazer o cartão do SUS, Cadastro Único, pegar isenção para segundo via da Identificação Civil e muitos outros em um só lugar. “Através desse projeto, não precisamos nos deslocar para vários lugares, podemos usufruir de muitos serviços em um só local. É prático é acessível”, disse Lívia. Bruna Pacheco de Souza, 31 e Alex Sandro de Melo, 41, também moradores do condomínio Líber e pais dos pequenos João Melo, 9 e Júlia Melo, 4, aproveitaram a vacinação. “Família toda reunida para se imunizar dessas doenças”, disse Alex.