BELFORD ROXO - Em meio uma sociedade formada em sua grande maioria por pessoas individualistas, instituições como o Centro de Cidadani...
BELFORD ROXO - Em meio uma sociedade formada em sua grande maioria por pessoas individualistas, instituições como o Centro de Cidadania Vida Nova (CCVN) em Parque São Vicente em Belford Roxo, não nos deixam perder as esperanças na humanidade. O projeto existe há dois anos e surgiu de uma imensa vontade de ajudar pessoas, desenvolver serviços assistenciais à população de baixa renda.
Analisando a necessidade local, e observando as crianças nas ruas com pouco acesso a cultura e educação, o projeto foi desenvolvido para dá as crianças expectativa de futuro através do esporte, arte e atividades recreativas, alem de atendimentos com assistente social, psicólogos e advogados para orientações diversas. Com aulas gratuitas de balé, teatro, recreação e muay thai, os pais relatam e os professores confirmam uma produtividade melhor das crianças. “Pouco a pouco o senso de responsabilidade, a qualidade de vida e capacidade de se relacionar de maneira respeitosa tem se desenvolvendo nas crianças que participam do Centro de Cidadania.” Informou a voluntária e professora de balé Mariana Pinheiro.
Hoje, os pais das crianças que participam do CCVN também foram contemplados com abertura da turma de artesanato, “Os pais traziam os seus filhos para as atividades, e ficavam aguardando o termino da aula sem fazer nada. Hoje é diferente, abrimos a turma de artesanato para inserir os pais no projeto.” Relata o Vice Presidente da instituição Antônio Júnior.
A turma de artesanato é formada, na sua grande maioria, por mães dos alunos de teatro e recreação. Idealizada para ocupar as mães nesse momento de espera, se tornou também uma fonte de renda para essas famílias, pois todo material desenvolvido como os panos de prato, toalha de rosto, bolsas e todo trabalho confeccionado a mão, são levados e vendidos possibilitando a geração de renda. “O projeto tem dado assistência a mães com sintomas de depressão. Estamos trabalhando com a ansiedade dessas mulheres alem de dá a elas uma maneira de gerar renda. Uma das minhas alunas relatou que a aula tem feito muito bem para o controle da ansiedade e auto-estima." Palavra da professora Eliane Peres, que é uma das voluntárias e diz ter o maior prazer em ajudar essas mulheres.
O Centro de Cidadania Vida Nova conta com voluntários profissionais das áreas das quais se dispõe em atender a comunidade. E obtém recursos através de doações dos voluntários e cobrando uma taxa mínima pelos serviços prestados, concedendo isenção aos que não podem custear. Sem nenhum patrocínio ou apoio, segundo o Presidente Marcelo Mauricio “O sonho da nossa diretória é conseguir uma sede própria, possibilitando um maior atendimento à população.”, que hoje conta com a Igreja Projeto Vida Nova em Parque São Vicente, que disponibiliza as segundas feiras (devido os demais dias estarem ocupados com atividades da igreja) para o funcionamento do projeto.
O Centro de Cidadania Vida Nova, fica localizado na Rua Consílio Ecumênico n7 Parque São Vicente, Belford Roxo, na Igreja Projeto Vida Nova de Parque São Vicente, ao lado do supermercado Vitória. Para mais informações acesse o site www.ccvn-psv.com ou no www.facebook.com/ccvnpsv.
Via Notícias de Belford Roxo