BELFORD ROXO - Alunos da Escola Municipal Heliópolis, em Belford Roxo, trocaram livros e cadernos por uma aula diferenciada nesta ...
BELFORD ROXO - Alunos da Escola Municipal Heliópolis, em Belford Roxo, trocaram livros e cadernos por uma aula diferenciada nesta manhã. Eles plantaram mudas de pingo de ouro e ainda levaram o arbusto para casa. A ação faz parte do Programa Guarda Presente nas Escolas, promovida pela Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação.
Os olhos da aluna Kethelyn Vitória Xavier Neves, 10, brilharam ao saber que depois de plantar poderia levar a muda para casa. “Vou colocá-la no meu quarto e vou cuidar direitinho até crescer. Depois vou deixá-la no jardim. Ela é como um ser humano”, afirmou a menina, que vai estudar para ser veterinária.
Segundo o comandante geral da guarda, Leonardo David, a Educação Ambiental, é uma das matérias aplicadas pelos agentes durante palestras aos alunos das escolas da rede municipal. “Falamos sobre bullying, história Da cidade, a importância de não usar drogas e também sobre a preservação ambiental. Hoje a aula foi prática, já que estamos próximos ao Dia Mundial do meio ambiente”, disse.
Também professor de história, o inspetor da guarda, Thiago Silva, assegurou que a aula prática de hoje teve o objetivo de provocar novos estímulos na garotada. “Estamos num mundo de muita violência e as crianças adquiriram novos costumes como brincadeiras com jogos eletrônicos e celulares. O contato com a terra e a oportunidade de plantar faz com que eles aprendam a preservar e valorizar o Meio Ambiente”, salientou.
Isaque da Silva Ramos Lavoura, 10, é um dos melhores alunos da turma da professora Patrícia Valéria Ladeira. “Quando a matéria é Ciências o menino se destaca. “Ele adora plantar e sempre faz questão de contar suas histórias com as plantas”, declara a professora que já tem 22 anos de profissão. “Na minha casa quem cuida do jardim sou eu. Tenho uma horta e faço grão de arroz, feijão e até cenoura florescerem. Cuidar da natureza é ser inteligente porque estamos cuidando do ar e da gente. Eu sou inteligente”, afirmou o aluno que quer ser dentista no futuro.
A Escola Municipal Heliópolis funciona em quatro turnos (manhã, intermediário, tarde e noite). Com a direção da professora Janete Guimarães, atende 1017 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite.