BELFORD ROXO - Morador de Belford Roxo, ex-atleta de voleibol sentado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, Janderson Wagner, 41, foi c...
BELFORD ROXO - Morador de Belford Roxo, ex-atleta de voleibol sentado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, Janderson Wagner, 41, foi convidado ao festival do Transforma, na Rocinha-RJ, por sua antiga técnica e passou a frequentá-lo como maneira de divulgar o esporte Paralímpico e contribuir para a sua expansão. "Quero incentivar tanto o público infantil quanto outros deficientes (Janderson tem uma amputação em sua perna esquerda) a, futuramente, entrar para o vôlei sentado pelos times atuais ou, até, criar novos times", explicou.
Afastado do esporte por dificuldades com a distância entre Belford Roxo e São Januário e por incompatibilidade de tempo, Janderson ainda nutre o desejo de voltar a ser atleta. "Se tivessem opções por la, gostaria de representar a minha cidade. A intenção é que, a partir do festival, outras pessoas e até moradores de Belford Roxo acompanhem o vôlei sentado." Sobre a situação curiosa de haver uma grande procura de crianças e adultos sem deficiência pela modalidade Paralímpica, ele voltou a bater na tecla da expansão.
"Praticando aqui, tem até um incentivo para levar o vôlei sentado para a escola. Por isso é interessante ter mesmo pessoas que não são deficientes jogando. Elas também podem dar aula, ai teríamos mais professores e mais praticantes", insistiu. Na hora de concluir a conversa, Janderson acabou amenizando o rótulo de "atleta afastado" que ele mesmo havia se dado: "Às vezes, ainda bato uma bolinha lá no Vasco... Graças a Deus, saí pela porta da frente." Nada surpreendente para quem tanto se dedica a abrir janelas de oportunidade.
Foto: Nicholas Shores