BELFORD ROXO - Reajuste pedido pela concessionária é avaliado pela Aneel. Novo aumento já tem data para entrar em vigor: 7 de novembro...
BELFORD ROXO - Reajuste pedido pela concessionária é avaliado pela Aneel. Novo aumento já tem data para entrar em vigor: 7 de novembro. A conta de luz dos clientes da Light vai ficar mais cara a partir de sábado (dia 7), por conta do reajuste anual das tarifas da concessionária, que quer uma correção de 22,83% (em 2014, o aumento foi de 17,75%), como informou o “Globo”. Na próxima terça-feira, dia 3, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidirá se aceita ou não o percentual.
A empresa que atende dez milhões de clientes de 31 municípios do Estado do Rio (incluindo Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti), além de cinco cidades de Minas Gerais.
Em março, a Aneel já havia autorizado um aumento extraordinário de 22,48% na área da empresa, devido à elevação dos custos da energia. Se a conta da Light subir mais 20% este mês, o reajuste acumulado no ano ficará entre as maiores correções autorizadas pela agência reguladora em 2015, em torno de 47%. Esse cálculo ainda não considera os custos da bandeira tarifária.
No pedido de reajuste, a Light cita o abalo de seu equilíbrio econômico-financeiro e a preocupação com o crescimento do furto de energia. A empresa não quis comentar o aumento, pois aguarda a decisão da Aneel.
Via Extra