BELFORD ROXO - Treze máscaras genuinamente africanas estão expostas, até 31 de outubro, na Casa da Cultura de Belford Roxo. A exposiçã...
BELFORD ROXO - Treze máscaras genuinamente africanas estão expostas, até 31 de outubro, na Casa da Cultura de Belford Roxo. A exposição ‘Máscaras Africanas’ foi aberta no dia 26 de setembro durante o evento ‘África Somos Nós’ que contou com palestras dos professores Sheila André, de História da África, e Fábio de Souza, de História da Baixada, e uma coreografia realizada por alunos da Escola Municipal Jorge Ayres de Lima.
Segundo a subsecretária de Cultura, Elenira Vasconcelos, o evento teve como objetivo divulgar a cultura da sociedade africana que, por ser um dos povos que deu origem aos brasileiros, merece ser valorizada e reconhecida. As máscaras são usadas em rituais religiosos na África e representam, simbolicamente, os seres mitológicos que protegem o povo e tem como objetivo capturar a energia desses seres.
Elenira Vasconcelos explicou que procura sempre fazer eventos alusivos a essa mistura de raças presente no Brasil com o intuito de informar e acabar com o preconceito de crianças e adolescentes das escolas municipais. “O que eles aprenderem e absorverem aqui irão levar para a vida toda. É muito importante falar com esses alunos sobre suas origens e nosso objetivo é que essas informações sejam passadas para os colegas e familiares”, disse Elenira.
Os alunos que visitarem a exposição podem ainda participar de uma oficina de artes e fazer suas próprias mascaram para compor um painel dos visitantes. A Casa da Cultura fica na Av. Bob Kennedy, s/nº bairro Piam.