Com o tema “Educa Bel+20: educação para sustentabilidade”, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação, deu...
Com o tema “Educa Bel+20: educação para sustentabilidade”, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início a V Jornada Pedagógica. A abertura oficial reuniu profissionais das 72 escolas e creches da rede municipal de ensino e lotou o auditório da Uniabeu.O secretário de Educação, Hélio Porto, agradeceu a presença de todos os profissionais da rede. “Estamos buscando soluções para seguir em frente nos adequando e enfrentando os desafios do cotidiano da sala de aula. A prefeitura está investindo na qualificação e na garantia de condições dignas de trabalho aos docentes,” disse o secretário.
Para somar ainda mais conhecimento na qualificação dos profissionais de educação do município, o primeiro dia da jornada contou com uma importante palestra da Ângela Antunes, diretora de gestão do conhecimento do Instituto Paulo Freire, em São Paulo (SP), doutora e mestre em educação pela USP, pesquisadora sobre gestão democrática da escola pública e sobre pedagogia da sustentabilidade, além da professora e assessora educacional, licenciada em Letras e Pedagogia.
Ângela fez referência aos ensinamentos do grande mestre da Educação, que muito contribui para educação brasileira, Paulo Freire: “A estratégia pedagógica de uma educação pública libertadora inclui a leitura do mundo, na qual ler o mundo é condição necessária para a sua transformação. Concluímos com a apresentação de alguns princípios e desafios de uma pedagogia da sustentabilidade que forme para o sonho da cidadania”, disse a palestrante.
A jornada agradou aos profissionais da rede. A professora Genair de Azevedo (46 anos), da Creche Municipal Amor à Vida, no Bairro Vermelho, trabalha há 19 anos no município e acha muito importante a qualificação profissional. “É importante para aprimorar conhecimento É muito válido discutir temas atuais. Vou retornar as aulas reciclada,” comemora.
Estiveram presentes na mesa d abertura do evento: O secretário de educação, Hélio Porto; a diretora do polo Cederj (Centro deCiências e Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro) de Belford Roxo, Cristina Penna; Haroldo Ferreira que representou o corpo docente da Semed, e a diretora de Gestão do Conhecimento do Instituto Paulo Freire, Ângela Antunes.
Fonte: Sec. de Ciência e Tecnologia