Produção será interrompida às 4h de terça-feira (3); Águas do Rio aproveitará a parada para realizar mais de 100 melhorias na rede A Cedae...
Produção será interrompida às 4h de terça-feira (3); Águas do Rio aproveitará a parada para realizar mais de 100 melhorias na rede
Segundo a estatal responsável pela produção de água, a paralisação do sistema terá início às 4h de terça-feira, com previsão de retomada gradativa a partir das 4h de quarta-feira (4/11).
Após a religação do Guandu pela Cedae, a concessionária Águas do Rio dará início ao processo de normalização do abastecimento em sua área de atuação. A previsão é de que o fornecimento seja totalmente regularizado em até 72 horas, podendo levar mais tempo em áreas altas, pontas de rede ou locais onde ocorram eventuais imprevistos durante a recuperação do sistema.
A Águas do Rio recomenda que os moradores façam reserva de água e priorizem o uso para atividades essenciais até a normalização do serviço. O envio de caminhões-pipa será direcionado prioritariamente para hospitais e unidades de saúde de emergência. A empresa disponibiliza o atendimento gratuito pelo telefone e WhatsApp no número 0800 195 0 195.
Mais de 100 intervenções e melhorias
Aproveitando a suspensão da produção de água, a Águas do Rio executará mais de 100 ações de melhoria e manutenção preventiva na infraestrutura de distribuição do Rio e da Baixada. Os trabalhos incluem reparos em tubulações, substituição de válvulas e manutenção em bombas.
Entre as principais intervenções está a instalação de três macromedidores — equipamentos de grande porte que monitoram a vazão de água — localizados na Baixada Fluminense e nos bairros da Praça Seca e Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio, visando aumentar o controle sobre o sistema e reduzir perdas.
Na Baixada Fluminense e em bairros como Tijuca, Méier, Irajá e Ilha do Governador, equipes atuarão na substituição de componentes e revisão de motores. O diretor de Operações da concessionária, Diógenes Lyra, destacou que o trabalho preventivo é fundamental para garantir a estabilidade do abastecimento antes da chegada do verão, período de maior consumo.
.png)