Márcio Canella lidera grande caminhada em Belford Roxo e defende classificar milícias como terroristas. Veja o plano para conter o crime no município.
BELFORD ROXO - Uma grande mobilização política tomou as ruas do Centro do município neste sábado (30) reunindo uma multidão de apoiadores.
O ato liderado por Márcio Canella contou com o respaldo de lideranças da política estadual, como o presidente da Alerj, Douglas Ruas.
O evento também consolidou o apoio regional às candidaturas do deputado estadual Doutor Deodalto e de Antonio Rueda, que disputa uma vaga federal.
Durante o pronunciamento, Canella usou o palanque para alertar Douglas Ruas sobre o cenário crítico de segurança na Zona Oeste da capital.
O parlamentar citou sua recente agenda em bairros como Santa Cruz e Sepetiba, onde milicianos impõem forte opressão a moradores e comerciantes.
O diagnóstico apresentado reflete a expansão das organizações paramilitares no Rio de Janeiro, que hoje monopolizam serviços essenciais.
Consumidores e comerciantes da região metropolitana sofrem com ágios de até 70% em itens como gás, água, internet e transporte alternativo.
Essa cobrança abusiva impacta diretamente o custo de vida do cidadão e é alimentada por constantes disputas de território com o tráfico.
Diante disso, Canella defendeu que o Brasil adote o mesmo rigor discutido pelo senador Flávio Bolsonaro no cenário internacional.
A proposta de Flávio nos EUA busca classificar facções brasileiras como o CV e o PCC como organizações terroristas estrangeiras para sufocá-las financeiramente.
Canella afirmou que, caso conquiste uma cadeira no Senado Federal, atuará para que as milícias recebam a mesma classificação jurídica de terroristas.
A justificativa técnica do candidato baseia-se nas táticas de coerção, extorsão e exploração violenta aplicadas contra a população fluminense.
Paralelamente ao cenário estadual, o município de Belford Roxo anunciou uma ofensiva direta contra criminosos que atuam no bairro Sargento Roncalli.
A localidade registrou uma alta recente em assaltos, ação que a inteligência aponta ser coordenada pela quadrilha do paramilitar vulgo "Japonês".
Investigações indicam que o aumento de roubos na região é uma tática proposital do grupo para forçar o pagamento de falsas "taxas de proteção".
Para conter a escalada da violência, a gestão municipal oficializou um convênio com o Governo do Estado para implementar o PROEIS na região.
O programa estadual vai reforçar o policiamento ostensivo no Sargento Roncalli utilizando policiais militares em dias de folga custeados pela prefeitura.
O 39º BPM (Belford Roxo) e a 54ª DP (Belford Roxo) também foram acionados para desencadear operações integradas e desarticular a quadrilha de vulgo "Japonês".
