Polícia Civil prende Yan de Souza de Siqueira em Belford Roxo por armazenamento de pornografia infantil. Cúmplice, Mateus de S. Lobosco, está foragido
BELFORD ROXO – Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) — com apoio da Desarme — prenderam nesta sexta-feira (16/01), Yan de Souza de Siqueira. Ele é investigado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Belford Roxo. A prisão preventiva foi expedida pela 1ª Vara Especializada em Crimes Contra Criança e Adolescente da Capital.
De acordo com as investigações, Yan é acusado de armazenar em dispositivos eletrônicos um vasto material de pornografia infantil, contendo vídeos e imagens de sexo explícito envolvendo menores. A prática é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As provas coletadas foram suficientes para que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) oferecesse a denúncia.
Cúmplice Foragido A Polícia Civil revelou ainda que Yan não agia sozinho. Ele teria cometido os crimes em parceria com Mateus de Souza Lobosco, que não foi localizado durante a ação e já é considerado foragido da Justiça.
Yan de Souza de Siqueira foi localizado pelos agentes em sua residência, no próprio município de Belford Roxo. Ele foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e transferido para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Judiciário.
Alerta às Famílias As autoridades reforçam a importância de pais e responsáveis monitorarem o acesso de crianças à internet. Denúncias sobre o armazenamento ou compartilhamento de materiais ilícitos podem ser feitas de forma anônima através do Disque Denúncia ou diretamente em qualquer delegacia.
