Belford Roxo realizou o “Dia D da Equidade em Saúde do Homem” na USF Parque Esperança. O evento uniu Novembro Azul e Consciência Negra
BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, através do Grupo Técnico de Equidade de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (24) o “Dia D da Equidade em Saúde do Homem”. O evento, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Esperança, integrou as campanhas do Novembro Azul e da Semana da Consciência Negra.
O evento, que atendeu homens e mulheres da unidade, contou com:
Palestras informativas;
Ações de saúde (aferição de pressão e glicose);
Ginástica laboral;
Distribuição de material informativo.
🖤 Foco na Equidade e População Negra
O tema central do dia foi a equidade, especialmente o acesso à saúde da população negra. A coordenadora técnica de Equidade, Dayane Brito, destacou a importância da abordagem:
“A equidade na saúde da população negra é uma questão de justiça, dignidade e respeito à vida. Historicamente as pessoas negras enfrentam desigualdades profundas no acesso ao serviço de saúde. Falar de equidade em saúde é reconhecer e tratar todos de forma igual, é necessário oferecer mais a quem precisa.”
👨⚕️ Incentivo à Saúde Masculina
Em alusão ao Novembro Azul, os profissionais de saúde focaram na conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos, como o PSA.
Luciene Ferreira, Superintendente de Atenção Básica, reforçou o apelo aos homens:
"Nós sabemos que os homens têm mais dificuldade em buscar ajuda, tendem a procurar menos os serviços de saúde. Por isso, é muito importante que o homem busque a unidade de saúde mais perto de sua residência e faça o exame do PSA. Quanto antes for detectado, ajuda muito a chance de cura."
Enfermeiros, médicos e agentes de saúde também palestraram sobre doenças mais comuns na população negra, como hipertensão, diabetes e problemas renais.
🖼️ Exposição “Vidas Negras Importam”
Na área externa da USF, o evento foi complementado pela exposição “Vidas Negras Importam”, que destacou a Semana da Consciência Negra com fotos e frases de moradores do Parque Esperança, além de obras de arte e esculturas.

