Hospital Infantil de Belford Roxo realiza palestras e dinâmicas sobre prevenção do câncer durante o Outubro Rosa.
BELFORD ROXO – O Hospital Infantil de Belford Roxo promoveu, nesta semana, uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. As ações foram voltadas aos profissionais da unidade de saúde, localizada no bairro Parque dos Ferreiras.
O ambiente foi decorado com cartazes, faixas e enfeites nas cores rosa, símbolo da campanha. Além disso, médicos, psicóloga, enfermeira e assistente social conduziram palestras educativas, dinâmicas de grupo e debates sobre o autocuidado e a importância do diagnóstico precoce.
Durante uma das palestras, a psicóloga Giselle Augusto relembrou a origem do movimento Outubro Rosa no Brasil, iniciado em 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa pela primeira vez. A ação, que marcou o início do movimento no país, contou com o apoio de um grupo de mulheres e de uma empresa europeia de cosméticos.
A médica Liliane Carvalho destacou os impactos psicológicos enfrentados por mulheres que passam por cirurgias de remoção de mamas, abordando temas como autoestima, amamentação, sexualidade e saúde emocional.
Já a assistente social Leusimar Cabral dos Santos falou sobre direitos sociais, mitos e verdades relacionados ao câncer e promoveu uma dinâmica em grupo reforçando a importância da prevenção.
A diretora do hospital, Gabriela Faustino, enfatizou o valor das ações internas.
“É essencial realizarmos esse trabalho de conscientização com nossos servidores em um mês tão significativo como o Outubro Rosa”, afirmou, acompanhada da subdiretora Lívia Marvila, da técnica de enfermagem Miriam Lopes e de outros profissionais da unidade.

