Em comemoração ao Dia da Luta da População em Situação de Rua, o programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu...
Em comemoração ao Dia da Luta da População em Situação de Rua, o programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu uma palestra sobre autocuidado para moradores que vivem em situação de vulnerabilidade. O evento, realizado no Centro Pop na última quinta-feira (21-08), marcou os sete anos de atuação do programa, que atende 240 pessoas cadastradas.
A coordenadora do programa, a enfermeira Elis Andrade, explicou que a equipe multidisciplinar, composta por um médico, uma dentista, uma assistente social e duas técnicas de enfermagem, oferece serviços de saúde diretamente nas ruas, praças, viadutos e abrigos. “É uma estratégia para garantir acesso à saúde com dignidade às pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade”, destacou Elis.
Oportunidade e Recomeço
Os profissionais de saúde ressaltaram a importância do programa para a população em situação de rua. O médico Érino Rodrigues e a dentista Lilian Pereira enfatizaram a necessidade de comparecer às consultas e exames, que são oferecidos semanalmente. A assistente social Dalva Santos reforçou que os moradores são cidadãos e precisam aproveitar os serviços disponíveis para melhorar de vida.
O programa tem sido um ponto de apoio para quem busca um recomeço. Milena Francisco, 30 anos, que saiu de casa após ser vítima de cárcere privado, elogiou o atendimento da equipe. Ela, que está grávida, e seu companheiro, o pintor Antônio David Souza Cardoso, sobrevivem de reciclagem e conseguiram alugar uma casa. “Fiquei em situação de rua quase um ano e sempre fui bem atendido pelo pessoal do Consultório na Rua”, disse Antônio, que agora quer fazer um curso de panificação.
Outro beneficiário, Mauro Martins da Silva, 49, que vive nas ruas há dois anos, também ressaltou a importância do programa, que oferece acesso a consultas e exames essenciais para sua saúde.
.png)
.jpeg)