Cidades de todo o país estão mobilizadas neste mês de julho para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social. Os encontro...
Cidades de todo o país estão mobilizadas neste mês de julho para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social. Os encontros têm como objetivo discutir e planejar as prioridades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a participação ativa da sociedade civil, representantes do poder público, profissionais da área, técnicos, trabalhadores e usuários do sistema.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Diogo Bastos — que integra o Colegiado Estadual dos Municípios de Assistência Social (Coegemas) — tem sido convidado para participar como palestrante em conferências de diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, abordando os 20 anos de história e avanços do SUAS.
“Assistência Social não dá nada”
Em suas falas, Diogo Bastos tem sido enfático ao destacar o verdadeiro papel do SUAS, criado em 2005. “O sistema foi instituído para garantir direitos e atender as pessoas de forma justa e humana. Porém, ainda enfrentamos a ideia de que a assistência existe para 'dar' — dar óculos, dar cesta básica, dar cadeira de rodas. Assistência Social não dá nada. Ela articula políticas públicas para garantir o que já é direito do cidadão. Precisamos ser reconhecidos como uma política pública republicana, que não faz caridade, mas assegura direitos”, afirma.
Formado em Administração Pública e em Assistência Social, Diogo reforça que a proposta do SUAS vai muito além da simples entrega de benefícios. É um instrumento de proteção social e de inclusão cidadã.
Conferência em Belford Roxo
Nos dias 3 e 4 de julho, Diogo conduziu, ao lado de sua equipe, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Belford Roxo, que teve como tema “20 Anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento, realizado no Belford Roxo Country Clube, reuniu cerca de 1.500 participantes, incluindo representantes da sociedade civil, assistentes sociais, técnicos e autoridades de diversos municípios. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, também esteve presente.
Compromisso com a causa
Antes da conferência em Belford Roxo, Diogo já havia participado das conferências de Areal, Cordeiro, Macuco, São José do Vale do Rio Preto e Nova Iguaçu. Em seguida, esteve nos municípios de Italva, Aperibé e Resende. No próximo dia 17 de julho, ele será palestrante na conferência de Rio das Flores.
“Estou secretário e faço parte de um governo comprometido com os interesses da população. Sou apaixonado pelo SUAS, é o que escolhi para a minha vida. Defender essa causa e suas propostas será sempre um prazer”, concluiu.