Cinco escolas da rede municipal de Belford Roxo participaram, nesta sexta-feira (11), do encerramento do projeto Ciência Móvel, uma iniciati...
Cinco escolas da rede municipal de Belford Roxo participaram, nesta sexta-feira (11), do encerramento do projeto Ciência Móvel, uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz que mistura ciência, cultura e muita interatividade.
Durante três dias, o ginásio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Maria, virou palco de experimentos, exposições e atividades educativas para todas as idades. E neste sábado (12), das 9h ao meio-dia, o espaço estará aberto ao público em geral, com entrada gratuita.
Alunos encantados com o planetário e as experiências científicas
Quem passou pelo local se deparou com diversas atrações que encantaram os olhares curiosos dos pequenos. Um dos destaques foi o planetário montado na área externa, que simulou o céu estrelado, com planetas e constelações.
Alunos da Creche Municipal Joaquina Rosa Correia Pereira ficaram fascinados com a experiência. A visita reuniu também estudantes das escolas Pedro Antônio, Júlio César de Andrade Gonçalves, São Bento e Olívia Valianga da Silva.
Mosquito da dengue no microscópio chamou a atenção da garotada
Outro momento que prendeu a atenção das crianças foi o uso dos microscópios e lupas, que permitiram observar de perto insetos e até o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“Estou gostando muito da exposição. Foi legal ver o mosquito da dengue no microscópio. Meus pais em casa estão sempre alertas”, contou a pequena Eloá Angelo Souza, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Pedro Antônio.
Corpo humano, experiências físicas e até corrente elétrica do corpo
“É uma iniciativa enriquecedora e de grande conhecimento para os nossos alunos”, destacou a secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, que acompanhou os três dias de evento.
Exposições sobre água, parto e universo completaram a programação
O módulo Água é Vida apresentou ao público a biodiversidade dos ambientes aquáticos, enquanto a área Viagens Cósmicas ofereceu uma verdadeira imersão pelo espaço. Também fizeram parte da programação as exposições “Rios Brasileiros” e “Parto e Nascimento no Brasil”.
Ciência Móvel: um projeto que já alcançou mais de 1 milhão de pessoas
Criado em 2006, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz já percorreu mais de 128 cidades, totalizando mais de 1 milhão de visitantes ao longo de sua trajetória. Em Belford Roxo, o projeto contou com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Turismo e Eventos.
A realização é da Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz, e conta com patrocínio de empresas como Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.