A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria Municipal de Traba...
A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária, realizou nesta terça-feira, 1º de julho, a aula inaugural do curso Padaria Escola. O evento aconteceu na sede da Semasc, no bairro Piam, marcando o início de um projeto que visa qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho.
As aulas de qualificação profissional começarão na próxima segunda-feira, 7 de julho, e serão oferecidas em dois turnos: manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 14h às 18h). O curso é aberto a jovens a partir de 14 anos que estejam estudando e também a adultos, sem limite de idade. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), cuja inscrição pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.
Um Sonho Realizado e Novas Oportunidades
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, celebrou a iniciativa. "Todo maquinário que precisávamos para dar início ao projeto estava abandonado há anos. Graças a Deus temos um prefeito articulado, de visão ampla, compromissado com a população", afirmou. Durante a solenidade, pães frescos, produzidos pelos próprios instrutores do curso, foram distribuídos aos presentes, acompanhados de manteiga, requeijão e café.
Márcio Valério, secretário municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária, destacou o potencial da parceria: "Vibro muito com essas parcerias. Esses cursos vão abrir muitas oportunidades. Sem dúvida, de grande valia. É resultado de um governo participativo, altamente voltado para os interesses da população."
O curso será ministrado no Complexo da Cidadania, um espaço físico inaugurado em abril deste ano, anexo ao Restaurante do Povo, no centro da cidade. Com duração de quatro a seis meses, o programa ensinará os alunos a fazer pães, salgados e pães doces. As aulas serão conduzidas pelo instrutor Luiz Fernando Lima, com coordenação de Diana Alves, da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária. "Os alunos focados em seus objetivos aprenderão com mais facilidade", garantiu o instrutor, que também orientou sobre as vestimentas e higiene necessárias: jalecos e toucas, sem barba e unhas grandes.
Inspiração e Futuro
Entre os alunos, o otimismo é palpável. Jhonatan dos Santos, 19 anos, morador do Parque Amorim e pai de um filho de um ano, vê no curso uma chance de transformação. "Trabalho como ajudante em uma fábrica de telhas. Quero me qualificar para ter condições de conseguir um trabalho melhor e dar condições boas de vida ao meu filho. Quem sabe até trabalhar por conta própria. Com certeza, esse curso vai me abrir portas. Eu acredito", declarou.
Gabriela da Silva, 14 anos, que cursa a oitava série, também se mostra motivada. Ela acredita que o curso de Padaria Escola lhe dará condições de trabalhar, ajudar no orçamento familiar e, futuramente, empreender. "Vou me dedicar bastante para ser bem qualificada", garantiu.
Durante a solenidade, uniformes foram entregues aos alunos já matriculados. O evento contou com a presença da vice-prefeita Mariana Malta, do secretário chefe de Gabinete Marcelo Canella, do diretor da Câmara Municipal de Vereadores João Paulo Souza (representando o presidente Markinho Gandra), da secretária especial de Segurança Alimentar Marcelle Correia, e dos secretários Nelci Praça (Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida) e Marcos Paulo Ribeiro (Comunicação Social).