O professor João Carlos Pereira Pasti Braga, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, marcou presença no festival ...
O professor João Carlos Pereira Pasti Braga, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, marcou presença no festival LED – Luz na Educação. Ao lado do professor Dzoodzo Baniwa, ele abordou o tema “Transformação Verde”, ressaltando a convergência de propósitos entre a educação tradicional e a filosofia indígena do Bem Viver.
Em 2023, João Carlos foi o vencedor do prêmio "Professor Empreendedor", uma iniciativa da Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae, que contou com 625 trabalhos inscritos. O projeto premiado foi o "REcoin: o dinheiro que vem do lixo", desenvolvido por ele na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, onde lecionava matemática.
João Braga enfatizou a importância de debater a Transformação Verde no Festival LED com o professor Dzoodzo Baniwa, educador indígena que defende a filosofia do Bem Viver. “Vimos que mesmo separados geograficamente temos o mesmo propósito: proporcionar uma educação transformadora para nossos estudantes”, destacou João Braga, que, juntamente com Dzoodzo Baniwa, conversou sobre educação, mudanças climáticas e a crença em um futuro melhor.
Visibilidade para Projetos Transformadores
Defendendo o protagonismo dos professores no planejamento de políticas públicas na Educação, João Carlos Braga frisou a necessidade de que os projetos “REcoin” e “Bem Viver” sejam mais difundidos e ganhem visibilidade. “Tenho certeza que temos muito mais projetos empolgantes e transformadores sendo desenvolvidos nesse momento”, resumiu o professor. Ele também destacou o empenho do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, em Belford Roxo, que busca aprovar o PROMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental de Belford Roxo).
O Projeto REcoin: Educação Ambiental e Financeira
O projeto REcoin é uma iniciativa educacional e ambiental inovadora que utiliza uma moeda social, também chamada de REcoin, para incentivar a coleta e reciclagem de materiais recicláveis por alunos de uma escola. A proposta combina educação financeira com consciência ambiental: os alunos trocam materiais recicláveis por REcoins, que podem ser usados para comprar itens no mercadinho da escola ou investir em títulos da natureza.