A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma abordagem noturna mu...
A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma abordagem noturna multidisciplinar a pessoas em situação de rua no centro da cidade. A ação, que aconteceu em 17 de junho na Praça Eliaquim Batista, em frente à Estação Ferroviária e arredores, das 18h às 20h, contou com a parceria do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Setor de Gestão da Proteção Social Especial e o Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde.
A equipe foi composta por Assistentes Sociais, Educadores Sociais, médico e enfermeiras, visando um atendimento abrangente às necessidades da população vulnerável.
Combate ao Estigma e Atendimento Especializado
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, enfatizou a importância de combater o estigma social. “É preciso acabar com o estigma de que a pessoa em situação de rua é um bandido que está ali para nos atacar ou roubar. Todo ser em condições de vulnerabilidade necessita de acolhimento, atenção, assistência e encaminhamento”, afirmou.
A coordenadora do Centro Pop, Karine Viana, explicou que a escolha do centro da cidade para a ação se deu pela alta incidência de pessoas em situação de rua na região. “Realizamos abordagem Social especializada, onde localizamos pessoas em situação de rua, conversamos com elas com o objetivo de escutarmos as demandas, apresentar os serviços do Centro Pop e encaminhá-las para o equipamento para receberem atendimento técnico especializado e atender as demandas que necessitam”, detalhou.
A abordagem também incluiu orientações sobre saúde, atendimentos pontuais e encaminhamentos para consultas nas unidades de saúde da prefeitura. Pesquisas dos profissionais do Centro Pop indicam que a maioria das pessoas em situação de rua está desempregada, possui conflitos familiares e faz uso abusivo de álcool e drogas.
A próxima abordagem social noturna está programada para julho, na Praça do bairro Heliópolis. “Recebemos informações de que lá tem um grupo em situação de rua. Já realizamos o mapeamento do período da manhã e identificamos os locais de maior presença. Agora estamos realizando essas abordagens noturnas que são de extrema importância social”, concluiu Karine.