A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria de Educação (Semed), realizo...
A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 27 de junho, o seminário “Erradicação do Trabalho Infantil - Um compromisso de Todos”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Nova Iguaçu, e reuniu trabalhadores das secretarias, acadêmicos, pesquisadores e conselheiros tutelares para discutir e fortalecer as ações contra o trabalho infantil.
O seminário contou com a participação de renomados palestrantes, incluindo a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Joanna Darck, que abordou as "Competências, ações de Responsabilização e Proteção do TRT, relacionadas ao Trabalho Infantil". Também esteve presente Sofia Ribeiro, assessora técnica da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh).
Apoio Governamental e Conceito de Assistência Social
Os secretários de Assistência Social, Diogo Bastos, e de Educação, Sheila Boechat, recepcionaram os participantes. Diogo Bastos destacou a importância da parceria entre as secretarias e o apoio do prefeito Márcio Canella, da vice-prefeita Mariana Malta, e do secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Canella. "Estamos conseguindo resgatar tanta coisa em Belford Roxo, em tão pouco tempo. O prefeito Canella nos dá condições de exercer e trabalhar para resgatar a dignidade dos moradores", afirmou.
Bastos também esclareceu o papel da Assistência Social: "Há um conceito errado de que quando se fala em Assistência Social, se remete ao sentido de ‘dar’. A Assistência Social não dá nada. A Assistência Social é uma política pública que visa assegurar direitos ao cidadão, e através do equipamento público ofertar os serviços de maneira continuada e ininterrupta. É por isso que nós temos que lutar, o restante é consequência desse trabalho."
Atividades de Conscientização e Articulação
Desde o início do mês, em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06), as secretarias de Belford Roxo têm promovido uma série de atividades. Diversas ações lúdicas e de conscientização foram desenvolvidas junto à população, nas escolas com alunos e seus responsáveis, e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A secretária de Educação, Sheila Boechat, enfatizou a importância de investir na formação dos profissionais da educação. "Nós chegamos à conclusão com a nossa Orientação Pedagógica que valeria muito a pena investir nos profissionais de Educação. Esse tema não vai terminar agora no mês de Junho, ele é o nosso lidar todos os dias em nossas unidades escolares para buscarmos as ideias, que nós somos a rede de apoio para garantir os direitos das crianças e adolescentes. É muito importante termos esse olhar de carinho e gratidão da Educação com a Assistência Social", pontuou.
Apresentações e Séries de Palestras
O evento contou com uma emocionante apresentação cultural de crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras dos Bairros Bom Pastor e Sargento Roncalli, com maestro e vários instrumentos musicais.
A primeira palestra foi ministrada pela secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, que abordou o tema "Conceito do Tema Trabalho Infantil, Uma Realidade que Precisa de Atenção e Proteção". Ela destacou que "Nenhuma criança nasce para trabalhar. Toda infância roubada é uma violação de direitos".
Na sequência, a juíza do TRT-RJ, Joanna Darck, discorreu sobre as ações relacionadas ao trabalho infantil no Estado, abordando as "Competências da Justiça do Trabalho; Ações de Responsabilidades Proteção; Ações Promocionais e Articulação Interinstitucional". A programação seguiu com a assessora técnica da Sedsodh, Sofia Ribeiro, que comentou sobre os desafios e enfrentamentos no combate ao trabalho infantil.
Na área da Educação, a abertura foi realizada pela Secretária Especial de Ensino, a psicóloga Fernanda Romero. Logo após, a professora e psicóloga educacional Soraya Cavalcanti, abordou o tema "Trabalho Infantil, Conhecer para Combater". Finalizando as palestras, o coordenador de Frequência Escolar e Programas Institucionais para Permanência Escolar, professor Nelson Santa Rosa, traçou uma panorâmica das ações desenvolvidas para garantir a permanência dos estudantes na escola.
"Abrir novos espaços e acolher jovens e crianças nas escolas é trabalhar para evitar a exploração e covardia do trabalho fora do tempo", assegurou a secretária de Educação de Belford Roxo, Sheila Boechat.