Na quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Belford Roxo realizou um Curso de Capacitação para os Administradores das Unidades de Saúde....
Na quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Belford Roxo realizou um Curso de Capacitação para os Administradores das Unidades de Saúde. O evento ocorreu no Anfiteatro da Universidade Uniabeu, no Centro da cidade, e dedicou a manhã para o desenvolvimento profissional dos gestores através de palestras organizadas pela Divisão de Educação em Saúde.
RH, Humanização e Segurança em Pauta
O secretário executivo e Gestor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Paulo Serafim de Lima, abriu as apresentações com o tema "Fluxo do RH". Ele enfatizou a importância da comunicação eficaz entre as unidades e o RH, preparando os administradores para otimizar processos como o preenchimento de folhas de ponto e o controle de frequência, além de esclarecer dúvidas sobre o Atestado de Vida para o INSS (AIN).
Em seguida, o enfermeiro Fábio Luís Francisco abordou "Humanização e Acolhimento", buscando aprimorar o atendimento e a gestão nas unidades de saúde. Ele destacou a necessidade de uma postura ética que valorize o paciente em sua totalidade, com comunicação clara e empática. “Humanizar é compreender cada pessoa em sua subjetividade e, dessa forma, propiciar meios para que se torne viável o exercício da autonomia”, afirmou o enfermeiro. A importância do acolhimento como prática de receber o paciente com respeito e cuidado também foi ressaltada.
O último tema do curso foi "Qualidade e Segurança do Paciente", apresentado pelos enfermeiros especialistas Fabiano de Oliveira e Rosangela Aparecida Viana. Eles discutiram os benefícios de práticas que garantem a qualidade dos cuidados, reduzem riscos, aumentam a satisfação dos pacientes e melhoram a reputação das unidades de saúde do município.
Propostas para o Futuro
Ao final do evento, os administradores apresentaram propostas pós-capacitação, sob a coordenação de João Batista Marques, Gestor Executivo da Divisão de Educação em Saúde, e Márcia Cristina Tenório Freire, fisioterapeuta especialista em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde.
João Batista Marques avaliou positivamente a iniciativa: "Essa foi uma manhã muito produtiva para os administradores das unidades, agregando conhecimento com palestras importantes para o desenvolvimento das rotinas das unidades de saúde, com temas importantes e dúvidas que foram tiradas".