Em parceria com os 92 municípios do estado, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro promove a segunda edição do "Dia D contra a Gripe...
Em parceria com os 92 municípios do estado, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro promove a segunda edição do "Dia D contra a Gripe", no próximo sábado (04/06). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está na reta final e agora é voltada para todo o público-alvo.
Segundo dados levantados pela SES, apesar de ter começado há quase dois meses, apenas 23,3% do público-alvo receberam o imunizante durante a campanha.
Além da vacinação contra a gripe, a imunização contra o sarampo também está acontecendo, por isso, no Dia D, a vacina estará disponível para esses grupos, que são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.
Na primeira fase da campanha contra a gripe, realizada entre os dias 4 e 30 de abril, estava prevista a imunização de trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Até o momento, somente 35,34% dos idosos e 33,29% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos para receber a vacina.
O mesmo ocorreu com a população contemplada na segunda fase da campanha, que começou no dia 1º de maio e terminará nesta sexta-feira (03/06). As crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, por exemplo, só alcançaram 19,51% da cobertura vacinal. Nessa etapa, estava prevista ainda a imunização de gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Esclareça algumas dúvidas:
Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da gripe ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.
Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.
Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.
Depois de vacinar, eu posso doar sangue?
A Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.
Quem não pode receber a vacina contra gripe?
A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.
Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.
Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?
Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos de Influenza que mais estão circulando naquele ano.
Via RJ.Gov