O Rio de Janeiro está há quase um mês praticamente sem fila de espera para internações de Covid. Segundo Márcio Garcia, superintendente de V...
O Rio de Janeiro está há quase um mês praticamente sem fila de espera para internações de Covid. Segundo Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde, há três semanas a prefeitura consegue transferir pacientes em menos de 24 horas.
O número de óbitos também caiu: comparando junho com maio, a redução foi de 44% — os dados absolutos não foram divulgados.
“É bem impressionante, são os efeitos da vacina”, declarou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde. “Vamos fazer quase um mês de fila zerada, sem pacientes esperando mais de 24 horas.”
“Ontem [quinta, 1], tivemos só 18 internações na cidade. Esse número vem caindo de forma expressiva”, emendou.
Soranz afirmou que a prefeitura esperava “um inverno muito duro, com muita internação e muitos óbitos”.“[Prevíamos um número] quatro vezes mais do que a gente está tendo. São obviamente os efeitos da vacinação, mesmo no momento mais perigoso para a gripe”, explicou.
O secretário, contanto, recomendou cautela:
“Ainda temos um nível de transmissão muito alto na cidade. É uma boa notícia, as vacinas estão funcionando, mas é o momento de segurar: usar máscara, não se aglomerar e evitar exposições desnecessárias.”
Em junho, segundo Soranz, o Rio recebeu quase 150 mil doses além da média de 700 mil prometidas a cada mês — isso permitiu à prefeitura acelerar a vacinação.
Cobertura vacinal na cidade do Rio por faixa etária — Foto: Reprodução
O secretário apresentou ainda como está a cobertura vacinal na cidade. Idosos acima de 65 anos estão com o ciclo completo — tomaram as duas doses ou a única, no caso da Janssen.
Via G1