BELFORD ROXO - Do tráfico para a barbearia. Do presídio saiu o profissional vencedor do Navalha de Ouro, conhecido por muitos como o Oscar d...
BELFORD ROXO - Do tráfico para a barbearia. Do presídio saiu o profissional vencedor do Navalha de Ouro, conhecido por muitos como o Oscar dos Barbeiros. Essa foi a virada na vida de Ronald Nascimento de Oliveira, 33 anos, ex-traficante da comunidade do Roseiral, em Belford Roxo. Hoje ele superou o passado e é conhecido na mesma localidade como Ronin Régua Máxima, formador de profissionais no ramo da barbearia e vencedor de prêmios.
A vida nunca foi fácil, envolvido com o tráfico, em 2013, Ronald foi preso e condenado por tráfico de drogas cumprindo 5 anos e meio de prisão pelo crime. Na cadeia, desejando mudança, conheceu o ex-detento Fabrício, ou irmão Fabrício como é conhecido por ser evangélico. Ele faz serviços sociais no presídio com cursos para barbeiro.
Irmão Fabrício e Ronin Régua Máxima - Foto: Divulgação
A oportunidade apareceu para o jovem Ronald, na época com pouco mais de 25 anos, e a esperança de uma vida melhor voltou a brilhar em sua vida. Sem perder tempo, Ronald, abraçou o projeto e se capacitou. Em 2019, após cumprir a pena, o Irmão Fabrício lhe deu a oportunidade de trabalhar no seu polo de cursos da área de beleza no centro da Pavuna, bairro do Rio. Virando de vez a chave da sua vida.
“O recomeço foi difícil, todo dia saindo de Bel para Pavuna, vivendo com uma renda de R$150,00 por semana. O irmão Fabrício não me cobrou nada, porque sabe como é difícil uma pessoa que acabou de ganhar liberdade ter oportunidade de trabalho,” disse Ronin.
Ronin Régua Máxima, ao lado da esposa com a filha no colo e do pai, recebendo o primeiro certificado internacional - foto divulgação
Com um novo caminho para trilhar, começou o período de aperfeiçoamento e fez diversos cursos para se especializar.
“Desde esse período fui me especializando, buscando o máximo de conhecimento. Criei uma página para divulgar o trabalho de babeiros que hoje tem mais de 50 mil seguidores.”
Ronin ministrando curso de aperfeiçoamento ao lado do irmão Fabrício - foto: divulgação
Depois de todo esse processo, Ronin abriu sua própria barbearia no bairro Parque Amorim, deu início a formação profissional de outros jovens dando palestras e cursos de aperfeiçoamento.
“Através da busca de conhecimentos e evoluções fui me tornando referência para os barbeiros em nosso município e estado e esse (Prêmio de Navalha de Ouro) foi o grande reconhecimento e inédito” e concluiu “Ajudo os barbeiros a alavancar na profissão. Nos nossos cursos e palestras estou sempre ministrando técnicas e falando da importância da nossa profissão.”
Casado com Bruna Oliveira de Andrade, há quase 7 anos, Ronin tem duas filhas, Maria Allyce de 3 anos e a mais nova, Manuella Vitória com 8 meses de idade. Além da esposa, o barbeiro teve sempre seu pai, Roni Silva de Oliveira, por perto o apoiando.
Ronin com a família, a esposa Bruna com a Manuella no colo e seu pai Roni com a Maria, no evento de premiação - foto: divulgação
“Minha esposa me ajudou muito, me apoiando nas dificuldades. Nunca me abandonou mesmo quando estava preso. Hoje, dou muito valor à liberdade e à minha família. Meu pai também me deu um grande apoio. Estou focado nos projetos e procuro sempre ajudar o próximo. Grato a Deus pela oportunidade que tenho de poder compartilhar os conhecimentos”.
No dia 18 de janeiro, Ronin Régua Máxima, foi o único representante de Belford Roxo no evento, e ganhou o prêmio Navalha de Ouro, coroando todo seu esforço e luta para mudar de vida.
“Minha história é de superação. (...) Fui preso por tráfico de drogas em 2013. Comecei a dar valor à profissão cortando cabelo dentro do presídio onde fiquei 5 anos e meio (...). Sai em 2019 com apoio da minha família, do meu pai e do irmão Fabrício. (...) Tive a oportunidade de trabalhar na Pavuna, na escola de barbeiro do irmão Fabrício e venho desde 2019 formando grandes profissionais da área da barbearia e me tornando referência para barbeiros em todo município, estado e país.
Sou morador do parque amorim, Belford Roxo. Nasci em 03/06/1988, sou casado e tenho duas filhas. Recebi a premiação Navalha de Ouro que pra mim é muito importante.
Fui o único barbeiro representante da nossa cidade com muito orgulho.
Fico grato se fizerem essa publicação em nota na página (do Notícias de Belford Roxo), pois muitos não acreditavam, mas hoje, estou aí representando nossa cidade em grande nível e boas influências.
O primeiro troféu Navalha de Ouro para a cidade de Belford Roxo. Fico grato primeiro a Deus e a todos que me apoiaram.” Ronin Régua Máxima.