A Prefeitura de Belford Roxo lançará, a partir de segunda-feira (25/11), uma campanha inédita no país de combate à violência contra a m...
A Prefeitura de Belford Roxo lançará, a partir de segunda-feira (25/11), uma campanha inédita no país de combate à violência contra a mulher. Durante 16 dias, a Secretaria da Mulher fará palestras e dará orientações sobre o tema. O inusitado da iniciativa serão as instruções para evitar o relacionamento abusivo a partir do namoro, que é a fase inicial de qualquer relação amorosa. Essas exposições serão direcionadas aos estudantes das redes pública e privada, na faixa etária ente 16 e 24 anos.
A campanha foi batizada de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Os encontros acontecerão em escolas municipais e privadas, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em unidades de saúde, igrejas e na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Belford Roxo.
Na última terça-feira (19/11), a Secretaria da Mulher fez uma apresentação extraordinária para os alunos do Colégio e Curso Progressão, no Centro. Aproximadamente 60 adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, assistiram a palestra proferida pela secretária Alessandra Batista, que foi precedida pela interpretação teatral de uma funcionária da pasta, que representou uma jovem, vítima do relacionamento abusivo no namoro.
A exposição durou aproximadamente 30 minutos. E, durante todo esse tempo, os espectadores permaneceram atentos às palavras da palestrante, que deu dicas de como evitar o relacionamento abusivo no namoro. As instruções fazem parte de uma cartilha que será distribuída durante a campanha. “Nós sabíamos que o assunto iria despertar o interesse dos jovens, pois a violência contra a mulher é um tema atual e muito debatido pela sociedade. Só não imaginávamos que os alunos iriam interagir tão bem com a proposta da campanha”, comentou Alessandra.
Violência contra a mulher
A cada quatro minutos, uma mulher é agredida no país, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, foram registrados mais de 145 mil casos de violência – física, sexual, psicológica e de outros tipos – em que as vítimas sobreviveram. Em Belford Roxo, as autoridades registram quase 3 mil ocorrências no mesmo período. O Ligue 180 é um canal gratuito que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. O serviço também pode ser acionado por intermédio do aplicativo Proteja Brasil.
Dias, locais e horários das palestras
25 de novembro
CRAS/Shangri-lá – 9h
Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos – 14h
CRAS/Nova Aurora – 15h
26 de novembro
CRAS/ Xavante – 8h
Escola Municipal Rudá Iguatemi - 14h e 19h
27 de novembro
CRAS/Centro – 8h
Escola Municipal São Bento -14h e 19h
28 de novembro
CRAS/JD Ipe – 8h
CRAS/ Lote XV – 14h
Escola Municipal Heliópolis – 16h
Uniabeu – 19h
29 de novembro
Escola Municipal Santa Cruz – 8h
CRAS/Roncalli – 14h
Uniabeu – 17h
Escola Municipal Santa Cruz – 19h
2 de dezembro
CRAS/Wona – 8h
CRAS/Santa Marta – 9h
CRAS/Santa Tereza – 10h
Policlínica Parque Amorim – 11h
Uniabeu – 17h
Escola Municipal José Pinto Teixeira – 19h
3 de dezembro
CRAS/Parque Suécia e Escola Municipal Manoel Gomes – 8h
CRAS/Bom Pastor – 9h
Policlínica Santa Marta – 10h
Escola Municipal Manoel Gomes – 14h
Primeira Igreja Batista – 19h
4 de dezembro
Policlínica Neuza Brizola – 8h
Policlínica São José – 9h
5 de dezembro
Policlínica Heliópolis – 8h
Escola Municipal Jorge Ayres de Lima – 14h
6 de dezembro
Policlínica Nova Aurora – 8h
OAB/Belford Roxo – 14h
9 de dezembro
Policlínica da Mulher – 8h
10 de dezembro/Encerramento
Vila Olímpica - Das 8h às 14h