BELFORD ROXO - Oferecer uma maior qualidade de vida através da prática de atividades físicas. Este é o objetivo do projeto “Luta em Mo...
BELFORD ROXO - Oferecer uma maior qualidade de vida através da prática de atividades físicas. Este é o objetivo do projeto “Luta em Movimento”, desenvolvido pela Guarda Municipal da Prefeitura de Belford Roxo. O projeto gratuito, coordenado por Edilson Santos, o Ed, e por Marcos Túlio, oferece atividades físicas a crianças, jovens e adultos do município, a partir de 10 anos. Os cerca de 100 participantes têm aulas de musculação, de gap (glúteos, abdome e pernas), de hiit (treino para perder barriga e afinar cintura), aeroboxe, muay thai e jiu-jitsu.
As aulas de treinamento funcional acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, com o professor Edilson Santos, e as de muay thai são realizadas às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, com o professor Marcos Túlio. Para se inscrever, os interessados devem ir à sede da Guarda Municipal, na Avenida Joaquim da Costa Lima s/n, bairro São Bernardo, levando os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico e se for menor, deve estar acompanhado do responsável.
Para o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, cuidar da saúde é fundamental. “A rotina diária é cansativa com trabalho, estudo e os cuidados com a casa. Por isso as atividades físicas sempre ficam para depois, especialmente no que diz respeito às mulheres. No entanto, é preciso repensar isso pois as atividades, além de serem benéficas para o corpo, ajudam na parte intelectual e principalmente evitam doenças como diabetes e hipertensão”, frisou o prefeito, que disse ainda o governo além desse projeto oferece diversas outras atividades esportivas.
Interação entre os alunos
Cerca de 100 alunos participam do projeto “Luta em Movimento” |
De acordo com o professor de treinamento funcional Edilson dos Santos, o projeto “Luta em Movimento” tem o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes, que muitas das vezes não têm condições de frequentar uma academia. “Procuramos fazer também a interação entre os alunos. Alguns deles vem para as aulas deprimidos e acabam esquecendo dos problemas”, explicou Ed.
Edilson dos Santos também disse que o projeto conta com uma parceria com uma academia, onde é feito um acompanhamento dos participantes. “Estamos organizando palestras ainda para este ano com nutricionistas. É importante que nossos participantes saibam como ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes para assim melhorar cada vez mais a qualidade de vida”, acrescentou o professor. O professor de Muay Thai, Marcos Túlio, informou os alunos são muito empolgados com as aulas. “Muitos nunca tinham praticado atividades físicas. Procuramos proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles. E o melhor, tudo de graça”, enfatizou.
Perdendo peso
Roselene Aparecida Araújo de Lima Silva, de 36 anos, moradora do bairro São Bernardo, é uma das alunas do projeto. “Participo mais das aulas de musculação e gosto dos professores. Consegui perder oito quilos desde quando ingressei no projeto, e o melhor, sem custo. Nem sempre temos condições para pagar uma academia”, disse a dona de casa. Elias Vaz de Araújo, de 49, é outro participante que não perde uma aula. “Não aguentava nem mesmo subir alguns degraus de escada. Depois que comecei a praticar a musculação, minha resistência aumentou. Sem contar que conheci novos amigos”, enfatizou.
Fotos: Ailton Tinho/PMBR/Divulgação
Texto: Márcia Villanova